IP arranca com construção de nova ponte sobre o Rio Ave

Construção do último troço da variante à EN14 vai "aproximar a indústria aos eixos que constituem a malha fundamental para o transporte de pessoas e mercadorias".

A Infraestruturas de Portugal (IP) assinou contrato com a construtora Gabriel Couto para construir o último troço da nova Variante à EN14, entre a interface rodoferroviária da Trofa e Santana, em Vila Nova de Famalicão. A empreitada, desenvolvida no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), representa um investimento de 12,5 milhões de euros e incluiu a construção de uma nova ponte sobre o Rio Ave.

“Até ao final do ano de 2023, a IP cumpriu com sucesso os dez marcos definidos no PRR para investimentos rodoviários, no que respeita às componentes missing links e aumento de capacidade; ligações transfronteiriças e acolhimento de áreas empresariais, correspondendo a 53% do total de objetivos a cumprir até ao final do plano“, refere Miguel Cruz, presidente da IP, citado em comunicado.

Mas o trabalho continua, temos mais metas e marcos para cumprir, investimento por executar, e esta assinatura de contrato é mais um passo para continuarmos o trabalho, sendo que este já é, no ano de 2024, o segundo contrato assinado no âmbito do PRR”, completa este responsável.

A nova ponte, com 163 metros de extensão, será construída na zona de Carqueijoso, ligeiramente a Norte do Hospital da Trofa, cerca de um quilómetro a montante da atual ponte sobre o Rio Ave na EN14.

Além da ponte na zona de Carqueijoso, será construído um troço com uma extensão de 2,4 quilómetros, completando a nova Variante à EN14 que “irá eliminar os atuais constrangimentos à mobilidade no atravessamento do centro urbano da Trofa, melhorar as acessibilidades ao Hospital da Trofa e à estação de caminho-de-ferro, e diminuir os tempos de percurso para o tráfego com destino às zonas industriais e comerciais existentes”.

De acordo com o documento da Infraestruturas de Portugal (IP) está prevista ainda “a construção de quatro rotundas para melhoria das acessibilidades e de um conjunto de restabelecimentos desnivelados que vão assegurar a ligação à rede viária local”.

A IP detalha que este investimento irá contribuir para “aproximar a indústria aos eixos que constituem a malha fundamental para o transporte de pessoas e mercadorias, tendo como foco a rede de autoestradas que caracteriza a envolvente (A3, A7 e A28); potenciar a zona de influência do Aeroporto Sá Carneiro e do Porto de Leixões, e melhorar a articulação com as infraestruturas ferroviárias”.

A IP soma 20 obras lançadas no âmbito do PRR, encontrando-se nove em fase de contratação, uma já concluída — a empreitada de construção da ligação rodoviária à Área Industrial de Fontiscos e de reformulação do Nó de Ermida (Santo Tirso) –, e dez em execução no terreno:

  • EN14 Interface Rodoferroviário / Santana, incluindo nova Ponte sobre o Rio Ave
  • EN14 Maia (Via Diagonal) / Interface Rodoferroviário da Trofa
  • Variante à EN210 – Via do Tâmega
  • IC35. Penafiel (EN15) / Rans
  • EN344. Pampilhosa da Serra entre os quilómetros 67,800 e 75,520
  • Ligação ao Parque Industrial do Mundão – Eliminação de constrangimentos na EN229 Viseu/ Sátão
  • Acessibilidades à Zona Industrial de Riachos
  • Variante à EN248 (Arruda dos Vinhos)
  • Melhoria das acessibilidades à Zona Industrial de Campo Maior
  • Ligação da Zona Industrial de Cabeça de Porca (Felgueiras) à A11

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