Estamos a desperdiçar os trabalhadores mais velhos? Ouça o podcast “Trinta e oito vírgula quatro”

Estamos a viver mais, mas também a trabalhar durante mais tempo. Os portugueses trabalham em média 38,4 anos, valor que dá título ao podcast do ECO sobre o que está a moldar o mercado de trabalho.

As empresas portuguesas têm sentido dificuldades crescentes em encontrar trabalhadores. Mas há milhares de trabalhadores mais velhos que enfrentam o desafio oposto, isto é, para os quais encontrar um emprego é um desafio imenso. Afinal, o que está a falhar? Neste episódio do podcast “Trinta e oito vírgula quatro”, João Castello Branco, presidente da associação dNovo, junta-se a nós para discutir a discriminação dos trabalhadores mais velhos e o impacto que isso tem na economia nacional.

Ouça o episódio no leitor acima ou aqui.

“A experiência que temos é que continua a haver muita escassez de mão de obra qualificada, mas que a maior da parte das empresas não está à procura dela junto das pessoas mais seniores. Continua a prevalecer o preconceito“, sublinha o responsável da associação, que se dedica a ajudar os profissionais com mais de 50 anos, formação superior e experiência relevante a encontrar novos empregos.

Neste episódio, debatemos esse preconceito, mas também a necessidade de requalificação dos trabalhadores, a importância do networking, e o fim do emprego para a vida toda.

João Castello Branco deixa ainda uma recomendação para os trabalhadores mais velhos que queiram recomeçar, apelando a que contactem a dNovo, caso precisem de orientação nessa jornada. De notar que as empresas que estejam interessadas em absorver estes profissionais podem também usar a dNovo como ponte, salienta o responsável.

O “Trinta e oito vírgula quatro” é um podcast de entrevistas quinzenais sobre as tendências que estão a fazer mexer o mercado de trabalho.

Estamos a viver mais, mas, à boleia, também estamos a trabalhar durante mais tempo. Numa década, a duração média estimada da vida de trabalho dos portugueses cresceu dois anos para 38,4. É esse o valor que dá título a este podcast e torna obrigatória a pergunta: afinal, se empenhamos tanto do nosso tempo a trabalhar, como podemos fazê-lo melhor?

Neste mês de janeiro, vamos explorar essa questão do ponto dos recomeços.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Estamos a desperdiçar os trabalhadores mais velhos? Ouça o podcast “Trinta e oito vírgula quatro”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião