BRANDS' Local Online Como construir uma Lisboa que cuida?
A terceira edição do Conselho de Cidadãos de Lisboa, que vai decorrer nos dias 6 de abril (1ª sessão) e 13 de abril (2ª sessão), terá como mote a pergunta "Como construir uma Lisboa que cuida?".
“Como construir uma Lisboa que cuida?” é o grande tema da terceira edição do Conselho de Cidadãos de Lisboa, que contará com duas sessões – a primeira no dia 6 de abril, nos Paços do Concelho, e a segunda no dia 13 de abril.
Este ano, o município decidiu focar o Conselho de Cidadãos de Lisboa (CCL) na necessidade de desenvolver um “Estado Social Local”, que implica, desde logo, repensar o papel do município a partir da seguinte questão: como pode a Câmara Municipal de Lisboa melhor compreender as necessidades e expectativas das pessoas, e agir de forma mais eficaz para resolver os problemas do quotidiano?
Com o objetivo de responder a esta pergunta, a terceira edição do CCL irá desenvolver soluções que têm impacto na vida dos cidadãos e que, por vezes, vão além daquelas que são as missões tradicionalmente atribuídas a uma câmara municipal.
Assim sendo, o debate vai incidir em cinco áreas, nomeadamente habitação, saúde, imigração, solidariedade intergeracional e sem-abrigo. Em todas estas áreas, os participantes terão a oportunidade de falar sobre a sua experiência pessoal, identificar os principais desafios da cidade, trabalhar em soluções concretas e apresentar as suas propostas a Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa.
O projeto “Conselho de Cidadãos de Lisboa” é uma iniciativa de participação dos cidadãos na tomada de decisão a nível municipal, que convida à co-construção de propostas para a cidade de Lisboa. Os seus objetivos principais são promover um novo espaço de debate e co-construção de propostas para a cidade; aproximar os cidadãos da tomada de decisão e dos representantes eleitos; e melhorar a eficácia das decisões tomadas pelo executivo ao integrar o contributo dos cidadãos e adaptar as políticas às suas necessidades.
Nesta terceira edição foram enviadas 50 mil cartas-convite aos cidadãos residentes na cidade de Lisboa. A distribuição é feita de forma aleatória e incide nas 24 freguesias do município, de forma proporcional ao número de residentes existente em cada uma, tendo por base os censos 2021.
Contudo “qualquer cidadão com mais de 16 anos pode participar no Conselho de Cidadãos de Lisboa”, deverá ser “qualquer cidadão com mais de 16 anos residente em Lisboa pode participar no Conselho de Cidadãos de Lisboa. Para isso, apenas precisa de se inscrever no Portal Lisboa Participa.
O CCL é uma iniciativa liderada pela Divisão da Participação do Departamento de Relação com o Munícipe e Participação (DRMP) da Câmara Municipal de Lisboa, no âmbito das suas competências na promoção da participação dos cidadãos e com base nas Grandes Opções do Plano (GOP).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Como construir uma Lisboa que cuida?
{{ noCommentsLabel }}