BRANDS' Local Online Linha Violeta: lançado concurso público do Metro para Loures

  • BRANDS'Local Online
  • 15 Março 2024

Foi lançado, esta manhã, o concurso público para a extensão da Linha Violeta do metro que une Loures a Odivelas.

Com uma extensão de cerca de 11,5 quilómetros, o metro ligeiro de superfície contará com um total de 17 estações (12 delas à superfície, três subterrâneas e duas em trincheira). No concelho de Loures serão construídas nove estações, que servirão as freguesias de Loures, Santo António dos Cavaleiros e Frielas, numa extensão de 6,4 quilómetros. Já no concelho de Odivelas serão construídas oito estações que vão servir as freguesias de Póvoa de Santo Adrião e Olival de Basto, Odivelas, Ramada e Caneças, numa extensão total de 5,1 quilómetros.

Além do lançamento do concurso na plataforma de contratação pública, decorreu também hoje de manhã a assinatura do protocolo de colaboração entre o Metropolitano e os municípios de Loures e de Odivelas, que teve como objeto a formalização do modelo de contratação pública deste sistema de Metro Ligeiro.

“Agora já não se pode voltar atrás. Esta é de facto uma aspiração de muitos e muitos anos. A população do concelho de Loures ansiava há muito tempo por este investimento”, destacou o presidente da Câmara Municipal de Loures.

“O concelho de Loures é um dos que mais viaturas faz entrar na cidade de Lisboa” e as nove estações permitirão uma nova forma de mobilidade não só para Lisboa como para os circuitos internos do concelho, sublinhou Ricardo Leão, acrescentando, ainda, que em 2023, Loures “foi o segundo concelho que mais passageiros transportou, cerca de 22 milhões”.

Também o presidente do Metropolitano de Lisboa, Vítor Domingues dos Santos, considerou que esta nova linha representa “uma alteração profunda na mobilidade na Área Metropolitana de Lisboa (AML), nomeadamente nos concelhos de Loures e de Odivelas, mas que esperamos que a curto prazo se prolongue para outros concelhos da Grande Lisboa”.

“Com o lançamento deste concurso está concluído mais um passo para que este sistema de metro ligeiro de superfície seja uma realidade em 2026”, referiu o presidente do Metro.

O presidente da Câmara Municipal de Odivelas, considerou que este é “um dia histórico para a mobilidade da área norte da AML”, sublinhando que Odivelas “beneficiará cerca de 100 mil munícipes”.

Para Hugo Martins, entre as vantagens para Odivelas está a redução de pressão sobre o território, porque “o novo metro apanha os utentes em Loures mais a montante”, mais estacionamento, melhoria dos tempos de deslocação, melhor acesso ao hospital Beatriz Ângelo, menor ruído e menos emissão de gases para a atmosfera, o que permitirá cumprir também metas ambientais.

A cerimónia contou, ainda, com a presença do secretário de Estado da Mobilidade Urbana, Jorge Delgado, que considerou este projeto “muito relevante e de alta capacidade”, e que corresponde “ao que é necessário para ligar dois concelhos que são contíguos e que têm uma massa residente e trabalhadora muito grande, ligando polos muito importantes da vida das pessoas”.

“Acreditamos que este é um projeto transformador da mobilidade na AML”, até porque, para Jorge Delgado a mobilidade ganhou, nos últimos anos, “uma centralidade enorme no discurso de quem, todos os dias, pensa o país e as cidades, porque, de facto, ainda não temos um modelo de mobilidade compatível com a imagem que gostaríamos de ter de nós próprios no século XXI”.

O investimento total na linha Violeta será de 527,3 milhões de euros, com 390 milhões de euros provenientes do PRR, na modalidade de empréstimo, e 137,3 milhões de euros do Orçamento do Estado. Este engloba a conceção e construção da infraestrutura do Sistema de Metro Ligeiro e do reordenamento urbano envolvente, a elaboração de todos os estudos para efeitos da instrução dos processos de expropriação, o fornecimento de veículos tipo LRV-Light Rail Vehicle, e, ainda, a prestação de serviços de manutenção, quer da infraestrutura ferroviária, quer dos veículos pelo prazo de três anos.

A conclusão desta obra está prevista para o segundo semestre de 2026.

Presentes na cerimónia estiveram também a presidente da Assembleia Municipal de Loures, Susana Amador, o vereador da Câmara de Loures, Nuno Dias, o presidente da Junta de Freguesia de Santo António dos Cavaleiros e Frielas, Jorge Silva, e o presidente da Junta de Freguesia de Loures, António Pombinho.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Linha Violeta: lançado concurso público do Metro para Loures

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião