BRANDS' Local Online Feira do Conhecimento da Proteção Civil em Albufeira termina hoje
A decorrer desde quinta-feira, no Espaço Multiusos de Albufeira, inclui workshops, experiências com simuladores e visitas à sala virtual dos riscos da Proteção Civil. Entrada gratuita.
A IV Feira do Conhecimento da Proteção Civil arrancou esta quinta-feira, dia 21 de março, no EMA – Espaço Multiusos de Albufeira para uma “maratona” de três dias, de palestras, demonstrações, ações de sensibilização, sessões informativas, rastreios, workshops, experiências com simuladores, visitas à sala virtual dos riscos e à exposição de meios e recursos dos vários agentes da Proteção Civil e entidades cooperantes. O certame faz parte do programa de Comemorações do Dia Internacional da Proteção Civil, que se assinala a 1 de março, com vista a alertar e sensibilizar a população para a importância da Proteção Civil na salvaguarda da vida humana, da propriedade e do património face à ocorrência de acidentes graves ou catástrofes. A entrada é gratuita e pode ser visitada até hoje, 23 de março, às 19h.
A Feira do Conhecimento da Proteção Civil, que abriu portas durante a manhã desta quinta-feira, dia 21 de março, começou com uma visita do presidente do Município de Albufeira, vereadores, presidentes das várias Juntas de Freguesia e restantes convidados à exposição de meios e recursos dos diversos agentes de Proteção Civil, em exibição no Parque de Estacionamento em frente ao Pavilhão Desportivo da Escola Secundária de Albufeira, que contou com explicações detalhadas por parte de todas as entidades participantes. Seguiu-se a visita aos vários espaços expositivos da Feira. Destaque-se, durante a inauguração, as presenças das crianças do Jardim de Infância dos Caliços, de uma turma de alunos da Escola Secundária de Albufeira, de um grupo de utentes da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira e do Clube Avô.
Cláudia Guedelha, vereadora com o pelouro da Proteção Civil, abriu a fase de discursos relembrando que a Feira do Conhecimento Proteção Civil de Albufeira é um evento integrado no âmbito das Comemorações do Dia Mundial da Proteção Civil, a que o Município se associou com um programa diversificado de atividades. Assim, ao longo de quase todo o mês de março, além da organização da Feira, as comemorações contemplaram a realização da exposição “28 de fevereiro de 1969, Memória de um Sismo” (6 a 20 de março na Biblioteca Municipal Lídia Jorge) completada por um conjunto de palestras e, ainda, uma exposição com os trabalhos realizados pelos alunos do pré-escolar e das escolas do 1.º ciclo do concelho, no âmbito do projeto “Heróis da Proteção Civil” com o título “Os Riscos da nossa Cidade”, patente nos Paços do Concelho até ao próximo dia 18 de abril.
Este projeto da autarquia foi distinguido com a Menção Honrosa na primeira edição do Prémio de Reconhecimento de Boas Práticas Locais em Matéria de Promoção da Resiliência. “Este tipo de iniciativas é de extrema importância no que diz respeito à sensibilização e transmissão de conhecimentos com vista à antecipação, proteção e mitigação dos riscos face à ocorrência de catástrofes”, referiu Cláudia Guedelha que sublinhou que “uma comunicação assertiva com os cidadãos, com a comunidade albufeirense que tem crescido com um forte pendor multicultural, é imprescindível no dia-a-dia dos serviços da Proteção Civil. Somos responsáveis por lhes dar a conhecer a nossa missão, os meios e recursos que temos disponíveis, o trabalho em rede que desenvolvemos com os diferentes agentes de Proteção Civil e entidades Cooperantes, o que nos torna mais fortes para enfrentarmos os riscos”.
O Comandante Sub Regional de Emergência e Proteção Civil do Algarve, Richard Marques, referiu que cada uma das entidades cumpre a sua missão no dia-a-dia e “quando é necessário congregar esforços todos trabalham em rede e é assim que faz sentido”, reforçou. “Para além do trabalho em rede há que destacar a importância das novas tecnologias ao serviço da Proteção Civil, de forma a ajudar no combate à multiplicidade dos riscos existentes”. Esta Feira do Conhecimento da Proteção Civil é um espaço representativo de todas as entidades que operam na área da Proteção Civil, que aqui apresentam o que fazem e em que consiste a sua missão, concluiu, aproveitando para dar os “parabéns ao Município e ao Serviço Municipal de Proteção Civil de Albufeira, com quem trabalho diariamente e considero um exemplo a seguir”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Feira do Conhecimento da Proteção Civil em Albufeira termina hoje
{{ noCommentsLabel }}