Braga perde 20% das receitas da Semana Santa por causa do mau tempo. Procissões foram canceladas

A chuva forte que assola a região do Minho já cancelou duas procissões da Semana Santa. Associação Empresarial de Braga estima já uma quebra de 20% face aos mais de 14 milhões de retorno que previa.

A Associação Empresarial de Braga (AEB) antecipava um novo recorde de receitas provenientes da Semana Santa, superior a 14 milhões de euros. No entanto, a chuva forte que assola por estes dias a região — e até já obrigou ao cancelamento de, pelo menos, duas das procissões que habitualmente arrastam multidões — trocou as voltas aos comerciantes e aos empresários da restauração do centro histórico da cidade, que esperavam uma enchente de turistas. Perante este cenário, o presidente da AEB, Daniel Vilaça, antecipa ao ECO Local/Online “uma quebra de 20%, principalmente no comércio e na restauração do centro da cidade“.

O impacto económico calculado pela associação dos empresários locais, tendo por base os indicadores recolhidos junto dos operadores dos setores do alojamento, da restauração e do comércio, era corroborado pelo presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio. Em 2024, as solenidades, inscritas no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, deveriam mesmo superar os 13,2 milhões de euros angariados nos últimos dois anos.

Procissão da Burrinha da Semana Santa de Braga foi cancelada28 março, 2024

As festividades religiosas naquela que é conhecida como “a Roma portuguesa” assumem um significativo peso económico na cidade. Apesar de ainda ser cedo para fazer contas, o presidente da AEB antecipa uma quebra de 20% em relação ao valor que tinha sido projetado, baixando assim a cifra para um montante inferior a 12 milhões de euros. A não ser que o S. Pedro ainda dê uma ajuda nos próximos dias, o que não deverá acontecer, a acreditar nas previsões dos meteorologistas.

Daniel Vilaça adianta ao ECO/Local Online que, por enquanto, não tem conhecimento de cancelamentos das reservas hoteleiras, que seguiam a bom ritmo com mais de 90% de taxa de ocupação registada. “As reservas hoteleiras estão já a 90% e reportam-se maioritariamente ao mercado português, espanhol, italiano, americano e brasileiro“, indica, por sua vez, o presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), Luís Pedro Martins.

O facto de os consumidores fazerem, com alguma antecedência, as reservas de alojamento e de almoços e jantares, no setor da restauração, também ajuda os responsáveis a fazer mais cedo este balanço económico. Era, por isso, esperado que a taxa de ocupação atingisse quase os 100%, com os turistas a pernoitarem mais dias do que o habitual e com destaque para o mercado americano, completa o presidente da TPNP.

É muito provável que, dentro de semanas, possamos anunciar que o mercado americano passou pela primeira vez na história para segundo mercado emissor da região do Porto e Norte, que era ocupado pelo francês.

Luís Pedro Martins

Presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP)

“O mercado americano está acrescer imenso em toda a região do Porto e Norte. É muito provável que, dentro de semanas, possamos anunciar que o mercado americano passou, pela primeira vez na história, para segundo mercado emissor da região do Porto e Norte que era ocupado pelo francês”, completa Luís Pedro Martins, em declarações ao ECO/Local Online. O que também “é um reflexo do esforço de promoção externa que [tem] estado a fazer nos chamados mercados de alto rendimento, como o americano”.

O presidente da Câmara de Braga tem notado uma mudança na tipologia de turista que visita a cidade. “No que diz respeito ao turismo no seu todo, ainda não voltamos aos níveis pré-pandemia, ou seja, ainda não atingimos os valores de 2019. Mas verificou-se uma mudança muito grande no tipo de turista: passámos a ter mais visitantes estrangeiros do que nacionais, assinala Ricardo Rio. Destaca, por isso, uma maior presença dos mercados espanhol, alemão, italiano, britânico, francês, além do brasileiro, americano e canadiano.

Procissões canceladas

Era esperada a afluência de milhares de turistas para assistir às procissões religiosas consideradas o ponto alto das Solenidades da Semana Santa. Como a procissão de Nossa Senhora da Burrinha — programada para esta quarta-feira — e a do Senhor Ecce Homo — esta quinta-feira à noite –, ambas canceladas devido ao mau tempo. Resta a dúvida se não acontecerá o mesmo com a Procissão do Enterro do Senhor, prevista para esta sexta-feira.

Procissão do Ecce Homo, um dos momentos altos das Solenidades da Semana Santa de Braga, foi cancelada28 março, 2024

“A Comissão Organizadora da Procissão do Senhor Ecce Homo, perante a adversidade das condições meteorológicas e face aos alertas emitidos pelas entidades de proteção civil e de meteorologia, que preveem alerta laranja para todo o dia, inclusive no período noturno, tomou a difícil decisão de cancelar a Procissão do Senhor Ecce Homo” programada para esta quinta-feira, lê-se na página oficial da Semana Santa no Facebook. Na mesma rede social, a Comissão Organizadora da Procissão da Burrinha tomava igual decisão na véspera, garantindo que não o fazia “de ânimo leve”.

Perante a “instabilidade” das condições meteorológicas, também a Comissão Organizadora da Procissão da Burrinha tomou a “difícil decisão de cancelar o Cortejo Bíblico ‘Vós Sereis o Meu Povo’”. A organização explicou que “com as atuais condições climáticas, caracterizadas pelos elevados índices de humidade e pelas temperaturas baixas, apesar do muito trabalho empreendido ao longo do ano, [entendeu] que, em primeiro lugar, tem de proteger e salvaguardar a integridade das pessoas que dão brilho à procissão”.

Considerada um ex-libris de Braga, a Semana Santa faz parte da Rede Europeia de celebrações da Semana Santa ao lado de cidades de Espanha ou de Itália.

Estes cortejos bíblicos assumem ainda relevância económica, turística e cultural. Além dos atos religiosos do tempo quaresmal, a Comissão da Semana Santa de Braga delineou um vasto programa cultural com exposições, concertos e visitas guiadas.

Considerada um ex-libris na cidade, a Semana Santa de Braga também faz parte da Rede Europeia de celebrações da Semana Santa ao lado de cidades de Espanha ou de Itália. Entretanto, esta rede apresentou uma candidatura ao Conselho da Europa no sentido de haver um itinerário cultural europeu. “A mais-valia é esse itinerário europeu ter mais reconhecimento, tornar-se um fator de atratividade adicional [para estas cidades] e também captar financiamento para promoção de atividades conjuntas”, avança Ricardo Rio ao ECO/Local Online.

As ações da Quaresma e das Solenidades da Semana Santa de Braga são organizadas pela Comissão instituída pelo Cabido da Sé de Braga, Santa Casa da Misericórdia de Braga, Irmandade de Santa Cruz, Câmara Municipal de Braga, Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal, Associação Empresarial de Braga e pela Paróquia e Junta de São Victor.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Braga perde 20% das receitas da Semana Santa por causa do mau tempo. Procissões foram canceladas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião