Ex-autarca de Bragança vai tutelar os municípios
Hernâni Dias renunciou o cargo de presidente da Câmara de Bragança, enquanto Hélder Reis deixa Belém para ser o novo secretário de Estado do Desenvolvimento Regional do Governo de Montenegro.
O ex-presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, vai ser o secretário de Estado da Administração Local no XXIV Governo Constitucional, liderado pelo social-democrata Luís Montenegro, substituindo o socialista Carlos Miguel. Hernâni Dias renunciou o cargo de autarca em março e estava a cumprir o terceiro e último mandato.
Natural de Fermentãos, Bragança, Hernâni Dias foi ainda professor de português e francês em várias escolas do distrito de Bragança, nomeadamente na Escola Secundária de Moncorvo, Vinhais, Miranda do Douro, Vila Flor, Sendim e Mirandela.
Em 2003 foi nomeado Delegado Regional do Instituto Português da Juventude (Delegação de Bragança), cargo que ocupou até junho de 2005. De 2009 ao final de 2011, foi presidente da direção da Associação Cybercentro de Bragança. É, ainda, desde 2009 presidente da Direção da Associação Centro Ciência Viva de Bragança.
Antes de ser presidente da autarquia de Bragança, foi presidente da junta de freguesia de Sendas, em Bragança, e vereador da Câmara Municipal entre 2009 e 2013.
Foi eleito, por maiorias absolutas, Presidente da Câmara Municipal de Bragança, pelas listas do PSD, nas eleições autárquicas realizadas em 29 de setembro de 2013 e 30 de setembro de 2017.
Hernâni Dias, de 56 anos, é casado e pai de dois filhos. É adepto da caça, praticante de ciclismo e caminhadas rurais, de acordo com a biografia de candidato pelo PSD.
Hélder Reis: De Belém para o Governo
Para além de Hernâni Dias, o economista Hélder Reis integra a equipa do ministro da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, e é o novo secretário de Estado do Desenvolvimento Regional do Governo de Montenegro ao substituir Isabel Ferreira.
Até aqui consultor do Presidente da República para assuntos orçamentais, Hélder Reis nasceu em 1969, é licenciado em economia e mestrado em Economia Monetária e Financeira, com tese na área orçamental, pelo Instituto Superior de Economia e Gestão.
Iniciou a sua atividade no Ministério das Finanças em 1999, na Direção-Geral de Estudo e Previsão (DGEP), membro do conselho de administração do Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa (CEB) de junho de 2010 a julho de 2013 e coordenador da Comissão para o Acompanhamento do Acordo de Cooperação Económica entre Portugal e São Tomé e Príncipe de janeiro de 2010 a julho de 2013.
Participou em diversos grupos de trabalho, designadamente, o grupo de trabalho para a monitorização da execução orçamental (2011), grupo de trabalho para o estudo da política fiscal, competitividade, eficiência e justiça do sistema fiscal (2009), grupo de trabalho para a revisão da Lei das Finanças Regionais (2006), grupo de trabalho para a revisão da Lei das Finanças Locais (2005/06) e grupo de trabalho para a reforma da tributação do património (2002/03).
Hélder Reis já tem experiência no Governo tendo em conta que foi secretário de Estado Adjunto e do Orçamento no Governo de Pedro Passos Coelho, entre 2013 e 2015. Em 2002, foi assessor económico pelo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, permanecendo nesse cargo até 2007.
Conheça a lista dos 41 secretários de Estado para integrar o novo Governo liderado por Luís Montenegro.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Ex-autarca de Bragança vai tutelar os municípios
{{ noCommentsLabel }}