Festival de cerveja artesanal gera retorno de 5,6 milhões de euros em Caminha
Festival Artbeerfest gera impacto económico de 5,6 milhões de euros, em Caminha, e coloca concelho minhoto na rota do turismo de cerveja artesanal.
A edição de 2023 do festival de cerveja artesanal Artbeerfest, em Caminha, gerou um retorno económico na ordem dos 5,6 milhões de euros, com as despesas feitas pelos turistas a terem um maior peso nas contas (4,2 milhões de euros). Os cálculos resultam de um estudo académico a que o ECO/Local Online teve acesso que é esta quarta-feira apresentado, nesta vila do Alto Minho, e que vem provar o exponencial crescimento e relevância da aposta no “turismo de cerveja artesanal”.
Segundo uma equipa da Universidade de Trás Os Montes e Alto Douro (UTAD) e do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), apesar de em menor número, os turistas (13.230) gastaram 4,2 milhões de euros contra os 1,4 milhões despendidos pelos cerca de 21.770 excursionistas que afluíram aos quatro dias do Artbeerfest, em julho de 2023.
O estudo “Artbeerfest Caminha 2023: caracterização do comportamento do consumidor e avaliação dos gastos globais dos visitantes”, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, concluiu ainda que, à exceção da despesa com o alojamento no caso dos turistas, o valor médio gasto com cerveja artesanal no festival surge à cabeça das despesas dos turistas (61,96 euros) e dos excursionistas (21,69 euros).
Os autores Susana Rachão, Goretti Silva, Carlos de Oliveira Fernandes, Veronika Joukes e Carla Ferreira concluíram ainda que os turistas (37,8% dos participantes do festival) gastaram uma média de 315,58 euros durante o evento, enquanto os excursionistas (62,2%) despenderam uma média de 63,47 euros. Os primeiros também tiveram uma despesa de 122,57 euros em alojamento e uma média de 42,87 euros em alimentação/restauração enquanto os excursionistas despenderam uma média 11,51 euros neste último item.
Por tudo isto, o fundador e diretor do festival, Octávio Costa, não tem dúvidas do “enorme crescimento e impacto económico na região, ao longo de uma década” – festival nasceu em 2013 – e do valor acrescido do turismo de cerveja artesanal. “Os resultados deste estudo podem ser úteis para o planeamento futuro do evento, bem como para a formulação de estratégias de marketing, atração de participantes e promoção do turismo local“, frisa Octávio Costa ao ECO/Local Online.
Para o diretor o Artbeerfest, este estudo “reflete a importância que este tipo de evento de escala e qualidade se traduz também em rentabilidade e bem-estar para a população local em geral“. Os investigadores contabilizam 113 empresas de produção de cerveja em Portugal em 2022.
O evento colocou Caminha na rota mundial dos maiores cervejeiros. Só no último ano, participaram mais de 35 mil aficionados da cerveja artesanal neste certame que arrecadou o título de “Melhor Festival Não Musical” da Península Ibérica, no âmbito dos “Iberian Festival Awards”. Participaram em 2023 cerca de 60 equipas de marcas cervejeiras de 17 países com 550 estilos diferentes de cerveja em prova. “Esta foi a maior edição de sempre, muito de perto com a edição de 2019”, refere Octávio Costa ao ECO/Local Online.
Partindo do valor acrescentado que o “turismo de cerveja artesanal” pode acarretar para Caminha, a organização deste certame – Câmara Municipal e a OG Associados – decidiu, assim, medir o impacto económico no comércio e serviços da vila. A equipa da UTAD e do IPVC inquiriu 378 dos 35.000 entusiastas que participaram no festival. O questionário foi feito através de QrCode ou com assistência da equipa de investigação durante os quatro dias do evento.
A maioria dos inquiridos neste estudo é do sexo masculino (54%), solteiro (46,3%), tem entre 26 e 45 anos (69,3%), mestrado (46,8%) e trabalha no setor privado (52,4%). Cerca de 2/3 dos participantes vive em Portugal (62,2%), com especial destaque para os mercados de proximidade nacionais, nomeadamente os distritos do Porto, Viana do Castelo e Braga. Este certame atrai ainda entusiastas do mercado espanhol (29,1%), em particular da Galiza.
Os resultados deste estudo podem ser úteis para o planeamento futuro do evento, bem como para a formulação de estratégias de marketing, atração de participantes e promoção do turismo local.
Os investigadores concluíram ainda que os inquiridos consomem cerveja artesanal com frequência (58,2%) e afirmam ter bastante conhecimento sobre esta bebida alcoólica (33,6%). O “ambiente” (26,4%) e a “cerveja” (21,6%) são os atributos que os participantes do estudo mais apreciam no festival, enquanto o “preço da cerveja artesanal” (7%), a falta de “casas de banho” (7%) são os menos apreciados. Também destacam a oportunidade de experimentar cervejas novas e diferentes como uma das principais razões para aderirem ao ArtBeerFest que é “considerado um dos cinco mais importantes festivais do tema na Europa, pela sua diversidade, comunidade de seguidores, e com um modelo que reúne arte, música, performances de rua e gastronomia”.
O Artbeerfest Caminha 2024 já tem data marcada para este ano: de 11 a 14 de julho. Além da presença de várias cervejeiras artesanais nacionais e estrangeiras, este certame conta no cardápio com gastronomia, provas comentadas, master classes, animação de rua, concertos e performances.
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