Gestores da Valadares e Valentim de Carvalho levam “insucesso empresarial” ao Politécnico do Porto

Colóquio "Insucesso Empresarial: Lições de Resiliência e Reinvenção" vai abordar casos da Cerâmica Valadares e grupo Valentim de Carvalho, com o testemunho de Henrique Barros e Manuel Duque Pereira.

O Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP) vai organizar no dia 17 de abril um evento que pretende olhar para o insucesso empresarial como uma forma de reinvenção do mundo dos negócios. Em discussão vão estar os casos da Cerâmica Valadares e do grupo Valentim de Carvalho.

“Este colóquio está aberto a todas as pessoas com interesse em desmistificar a noção de fracasso no contexto empresarial, em conhecer estratégias eficazes para superar as adversidades e aprender como transformá-las em oportunidades de crescimento“, explica o ISCAP em comunicado.

Em discussão no colóquio “Insucesso Empresarial: Lições de Resiliência e Reinvenção” vão estar os casos da Cerâmica Valadares e do grupo Valentim de Carvalho, com o testemunho dos respetivos gestores, Henrique Barros e Manuel Duque Pereira.

A Cerâmica de Valadares é hoje um marco de resistência após sobreviver a falências e pandemias. Em setembro de 2012 foi declarada insolvente, mas dois anos conseguiu fintar o destino e voltar ao ativo com a denominação Arch Valadares. Atualmente, a histórica cerâmica de Vila Nova de Gaia emprega 150 pessoas, fatura 7,5 milhões de euros e produz 120 mil peças de sanitário por ano.

Em 2019, os estúdios Valentim de Carvalho passaram novamente por um Processo Especial de Revitalização (PER) para tentar negociar com os credores os 15,9 milhões de euros de dívidas que acumulou junto de 55 entidades. A empresa já tinha enfrentado um processo semelhante em 2014 e 2016 isto depois de, em 2009, o Tribunal de Comércio de Lisboa decretou a insolvência da Valentim de Carvalho Lojas.

Durante meia hora, cada empresário vai partilhar a história de insucesso pela qual a empresa passou com especial foco nos desafios enfrentados e nas lições aprendidas. Na meia hora seguinte, vai ser analisado o que une as duas histórias, dando destaque aos sinais ignorados, gestão de risco, importância do feedback e à mentalidade necessária para se enfrentar o fracasso.

O evento vai ainda contar com a participação do presidente do ISCAP (Manuel Moreira da Silva) e do CEO da 3ª Via – Investment Opportunities (Ângelo Dias). Fundado em 1886, o Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP), do Politécnico do Porto, atua na área das ciências empresariais. Tem mais de cinco mil estudantes, oito licenciaturas, 17 mestrados e nove Cursos Técnicos Superiores Profissionais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gestores da Valadares e Valentim de Carvalho levam “insucesso empresarial” ao Politécnico do Porto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião