Município de Leiria investe mais de 18 milhões de euros em rede de transportes

Novo serviço da rede Mobilis deverá entrar em funcionamento em janeiro de 2025, num investimento superior a 18 milhões de euros.

Rede Mobilis, Leiria

A Câmara Municipal de Leiria vai investir mais de 18 milhões de euros na rede Mobilis, serviço público de transporte rodoviário de passageiros, que deverá entrar em funcionamento a 1 de janeiro de 2025. O Executivo já aprovou o lançamento do concurso internacional para este serviço, com vista a melhorar a oferta e responder às necessidades da população leiriense.

Sob a liderança de Gonçalo Lopes, o município também pretende “tornar o transporte coletivo numa verdadeira alternativa para as deslocações diárias, para além de visar a sustentabilidade, a qualidade ambiental e a inovação tecnológica”, refere a autarquia num comunicado.

O modelo de prestação de serviços a contratualizar, que estará em vigor durante oito anos, envolve um investimento superior a 18,1 milhões de euros. Um dos requisitos exigidos pelo município é a descarbonização de quase toda a frota. Por isso, o prestador de serviços deverá disponibilizar uma frota de sete viaturas elétricas e, a partir de setembro de 2025, deverá aumentar para 13 veículos movidos a bateria por eletricidade e seis a gasóleo.

A autarquia também exige o reforço do número de autocarros e dos horários nos períodos de maior procura das atuais linhas 1 (Estação), 2 (Hospital) e 9 (uMOB – Politécnico) na sequência de um estudo que fez, em 2023, ao transporte público urbano. Outro dos critérios que consta do caderno de encargos consiste na conexão da rede Mobilis ao Leiria SmartCity que é o sistema informativo que permite a georreferenciação de toda a frota assim como o acesso a dados em tempo real, como horários e eventuais atrasos.

A rede Mobilis deverá ainda disponibilizar, a partir de setembro de 2025, uma décima linha que fará a ligação entre a futura Central de Mobilidade de Leiria e os parques de estacionamento na zona das Olhalvas e junto à Rotunda D. Dinis (em fase de projeto). O autocarro deverá passar junto à Câmara Municipal, Segurança Social, Loja de Cidadão e Teatro José Lúcio da Silva.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Município de Leiria investe mais de 18 milhões de euros em rede de transportes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião