Empresas industriais valem um terço do volume de negócios na região de Leiria

Quase 40% das empresas de Leiria operam no setor dos serviços, mas contribuem apenas com 8% do volume de negócios no distrito. Sociedades com mais de 25 anos valem metade das vendas.

Embora representem apenas 11% do total do tecido empresarial do distrito de Leiria, que abrange 16 concelhos, as empresas industriais são responsáveis por 32% do volume de negócios total da região.

De acordo com dados da Iberinform, em termos de distribuição por concelhos, Leiria lidera com 32% das empresas do distrito, seguida de Alcobaça (12%), Pombal (11%), Caldas da Rainha (11%), Marinha Grande (7%) e Porto de Mós (5%). Os restantes concelhos contabilizam, em conjunto, os restantes 22%.

Por setor de atividade, além da indústria, 37% das empresas estão concentradas no setor de serviços, mas contribuem apenas para 8% do volume de negócios total do distrito, e a construção soma 13% das empresas que representam 9% das vendas totais. Já a agricultura e os transportes representam individualmente 4% do total de empresas e têm uma contribuição semelhante na faturação: 5% na agricultura e 4% nos transportes.

Fonte: IberinformIberinform

A grande maioria das empresas (85%) pertence ao segmento de microempresas, que valem 14% do volume de negócios total. As empresas de pequena dimensão representam 13% do total de empresas do distrito e 34% da faturação, enquanto as empresas médias representam aproximadamente 2% do total e 32% da faturação.

No que diz respeito ao risco de incumprimento, de acordo com a mesma consultora, aproximadamente uma em cada quatro empresas (22%) de Leiria apresenta um nível máximo ou elevado de risco. Em geral, as empresas apresentam um nível médio (41%) ou baixo (37%) de incumprimento.

Os dados do Insight View mostram ainda que quanto mais antigas são as empresas, maior é o volume de negócios. As empresas constituídas nos últimos cinco anos representam 31% do total, contribuindo apenas com 6% do volume de negócios total. Aquelas que foram constituídas entre seis e dez anos atrás representam 21% do total das empresas de Leiria, com uma faturação de 9% do distrito.

Já as empresas constituídas entre 11 e 15 anos atrás constituem 12% do total, apresentando uma faturação de 11% do volume de negócios total. Empresas com uma idade compreendida entre 16 e 25 anos totalizam 21% das empresas e contribuem com 25% do volume de negócios total. Por último, as empresas com mais de 25 anos representam 30% das empresas de Leiria, tendo uma faturação equivalente a metade do volume de negócios total.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Empresas industriais valem um terço do volume de negócios na região de Leiria

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião