Petrotec instala fábrica de carregadores elétricos na Póvoa de Lanhoso e cria 50 empregos

Nova unidade industrial no distrito de Braga terá capacidade para fabricar 3.000 carregadores rápidos por ano. Grupo liderado por Nuno Cabral fatura mais de 100 milhões e emprega 1.200 pessoas.

A Petrotec vai construir uma unidade de produção na Póvoa de Lanhoso dedicada ao fabrico de carregadores elétricos, rápidos e ultrarrápidos. A nova fábrica representa um investimento de quatro milhões de euros e vai criar 50 postos de trabalho. Esta nova fábrica, a quinta do grupo nortenho, pretende reforçar a aposta da empresa no setor da mobilidade sustentável.

O início da produção está previsto para o segundo semestre deste ano e o grupo prevê que 90% da produção seja destinada à exportação. “As obras estão em curso e a decorrerem de acordo com o plano delineado”, frisa Nuno Cabral, CEO do Grupo Petrotec. Segundo o responsável, “numa primeira fase, a unidade vai estar preparada para fabricar anualmente 3.000 carregadores rápidos e ultrarrápidos, na sua maioria, destinados a mercados como o Reino Unido, Espanha, Polónia, República Checa, Eslováquia, Estónia, Islândia, Lituânia e Roménia”.

Nuno Cabral, CEO do Grupo Petrotec.Grupo Petrotec

Em comunicado, o grupo destaca que a fábrica que está a ser instalada no distrito de Braga tem também como objetivo “acelerar o posicionamento da Hellonext como uma das principais marcas europeias do setor”. “É nossa aspiração, no horizonte de 2030, ocupar uma posição central no panorama europeu de carregadores elétricos ultrarrápidos para veículos. Uma nova unidade industrial é um passo decisivo nesse sentido, na medida em que nos facilita uma capacidade de resposta mais célere ao mercado”, sublinha Hugo Rigor, diretor geral da Hellonext.

Foi no final de 2018 que a Petrotec passou a estar posicionado em toda a cadeia de valor da mobilidade, com a marca Hellonext a “materializar a estratégia de transição para um novo paradigma energético”, ao disponibilizar soluções nas áreas do carregamento de veículos elétricos, do hidrogénio verde e dos recursos energéticos distribuídos.

Fundado em 1983 e com capitais 100% portugueses, o Grupo Petrotec soma filiais em oito países, está presente em 84 países, emprega mais de 1.200 colaboradores e conta com um volume de negócios superior a cem milhões de euros.

Segundo informação oficial, já instalou equipamentos em mais de 200 mil estações de serviço, sendo o parceiro industrial e tecnológico de gigantes como a BP, Cepsa, Eni, Esso, Exxon, Galp, Prio, Repsol, Shell, Sonangol, Tamoil, Texaco e Total, e de retalhistas como o Carrefour, Continente, E.Leclerc, Intermaché, Jerónimo Martins, Morrisons, Sainsbury’s e Tesco.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Petrotec instala fábrica de carregadores elétricos na Póvoa de Lanhoso e cria 50 empregos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião