Bruxelas avança com exceções da obrigação de pousio de terras agrícolas em 2024

  • Lusa
  • 31 Janeiro 2024

A Comissão Europeia propôs exceções, durante este ano, à obrigação de manter terras aráveis em pousio para os agricultores da UE com culturas fixadoras de azoto ou secundárias

A Comissão Europeia propôs esta quarta-feira exceções, durante este ano, à obrigação de manter terras aráveis em pousio para os agricultores da União Europeia (UE) com culturas fixadoras de azoto ou secundárias, podendo continuar a receber os pagamentos diretos.

A proposta hoje apresentada prevê derrogações às regras da Política Agrícola Comum (PAC) sobre a manutenção em pousio ou improdutivas 4% das terras aráveis para os agricultores com culturas fixadoras de azoto (como ervilhas, favas e lentilhas) sem recurso a inseticidas e os que plantem culturas secundárias (plantas que crescem entre duas culturas principais e servem para forragem ou como adubo natural) em 7% das suas superfícies agrícolas.

Os agricultores que cumpram um ou dois destes critérios são considerados, em 2024, como cumprindo o requisito do pousio, continuando a receber as ajudas diretas previstas na PAC.

Esta medida responde, segundo um comunicado, a pedidos saídos das reuniões dos ministros da Agricultura da UE.

Os agricultores da UE, segundo Bruxelas, enfrentam uma série excecional de dificuldades e incertezas, nomeadamente devido aos fenómenos meteorológicos extremos como seca e inundações, que afetam os seus rendimentos.

A invasão da Ucrânia pela Rússia também causou forte perturbação nos mercados agrícolas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bruxelas avança com exceções da obrigação de pousio de terras agrícolas em 2024

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião