“Contas à moda do Porto” com resultado líquido de 14,6 milhões de euros em 2023

"As boas contas», e «à moda do Porto», segundo Rui Moreira, "refletem uma situação financeira favorável e um efetivo controle das despesas”.

A Câmara Municipal do Porto atingiu, em 2023, um resultado líquido de 14,6 milhões de euros e investiu 64,9 milhões de euros, de acordo com o relatório de contas que vai a análise na reunião do executivo de segunda-feira. A autarquia liderada por Rui Moreira apresenta um orçamento na ordem dos 478,9 milhões de euros.

Ainda de acordo com o documento, a que o ECO/Local Online teve acesso, “o saldo a transitar para a gerência seguinte [2024] é de 67 milhões de euros, que se decompõe em 60,3 milhões de euros de saldo de operações orçamentais e 6,6 milhões de euros de saldo de operações de tesouraria”.

O autarca independente realça o “resultado líquido do exercício de 14,6 milhões de euros, refletindo uma situação financeira favorável e um efetivo controle das despesas”.

Ainda de acordo com o relatório de prestação de contas, “em dezembro de 2023, os créditos do município do Porto para com terceiros superaram o valor da dívida bruta, o que, adicionados das disponibilidades, permitiu a verificação de uma dívida líquida negativa de 88,5 milhões de euros”. A autarquia fechou o ano “com um valor a receber (29,7 milhões de euros) superior em 28,2 milhões de euros ao valor a pagar (1,5 milhões de euros)”, lê-se no mesmo relatório de contas.

 

O investimento municipal de 64,9 milhões de euros representa 20,4% da despesa total e distribui-se, por exemplo, pela Domus Social com a reparação e beneficiação da habitação municipal de renda apoiada social e nas instalações de serviços municipais e escolas.

Já os investimentos diretos da autarquia cifram-se nos 14,7 milhões de euros com destaque para a manutenção e expansão do sistema de gestão de mobilidade e da promoção da eficiência e diversificação energética.

No documento, Rui Moreira destaca também que que “houve um acréscimo de 9,6% na despesa total, principalmente devido ao aumento das despesas correntes, apesar de uma redução nas despesas de investimento”.

O município reporta ainda um aumento de 5,2% na receita total – na ordem dos 377,9 milhões de euros – em relação a 2022, “impulsionado pelo crescimento da receita efetiva, em especial da receita fiscal”. Já as receitas fiscais cresceram 27,5 milhões de euros, os impostos diretos 15,7 milhões e as taxas, multas e outras penalidades registaram um acréscimo de 11,8 milhões de euros.

“Este executivo municipal fecha 2023 com as «boas contas», as «contas à moda do Porto», que nos permitem deixar à cidade, sem onerar ou comprometer as gerações vindouras, a garantia de uma cidade mais sustentável, mais segura, mais solidária e mais inclusiva”, frisa Rui Moreira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Contas à moda do Porto” com resultado líquido de 14,6 milhões de euros em 2023

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião