Câmara de Sintra reporta resultado líquido de 50,3 milhões de euros em 2023

Face ao resultado líquido de 50,3 milhões de euros em 2023, Basílio Horta assinala “a importância da total autonomia financeira desta câmara, o rigor da gestão e a inexistência de dívida”.

A Câmara Municipal de Sintra atingiu, em 2023, um resultado líquido de 50,3 milhões de euros e uma receita de 461,7 milhões de euros — mais 151,1 milhões do que em 2022, avança a autarquia liderada por Basílio Horta. O relatório de contas foi aprovado por maioria na reunião da Assembleia Municipal, com a abstenção do Chega (CH) e da Iniciativa Liberal (IL).

A favor do documento do executivo votaram os deputados do Partido Socialista (PS), Partido Social Democrata (PSD), Coligação Democrática Unitária (CDU), Centro Democrático e Social – Partido Popular (CDS-PP), Bloco Esquerda (BE), Pessoas-Animais-Natureza (PAN) e Nós Cidadãos (NC).

Contas feitas, Basílio Horta assinala “a importância da total autonomia financeira desta câmara, o rigor da gestão e a inexistência de dívida”. O autarca reitera o rigor na gestão municipal e a elevada liquidez do município para fazer face aos compromissos financeiros de curto e médio prazo”.

Para Basílio Horta, a independência financeira do município “evidencia a forte solidez financeira da autarquia que permite investir em projetos relevantes e que afetam diretamente, e de forma muito positiva, a qualidade de vida e a dinâmica do concelho” do distrito de Lisboa.

Destaco o rigor na gestão municipal e a elevada liquidez do município para fazer face aos compromissos financeiros de curto e médio prazo.

Basílio Horta

Presidente da Câmara Municipal de Sintra

Já a despesa municipal deste município cifrou-se nos 396,4 milhões de euros durante o ano de 2023. A autarquia apresentou uma execução de atividades programadas na ordem de 300 milhões de euros, priorizando áreas como a habitação e serviços coletivos (36,2 milhões de euros), a saúde (26,6 milhões de euros) e a educação (24,4 milhões de euros). O investimento direto rondou 60,8 milhões de euros no último ano, sendo a atividade municipal, em 2023, financiada em 96% por recursos próprios.

No que concerne ao parque escolar, o município já investiu, entre 2017 e 2023, mais de 52 milhões de euros na requalificação de mais de 120 estabelecimentos de ensino no concelho. As intervenções reportam-se a empreitadas nas escolas básicas do 1.º, 2.º e 3.º ciclos e em Escolas Secundárias, beneficiando um universo de 30 mil alunos.

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta.

Estas empreitadas no parque escolar do município de Sintra surgem na sequência da estratégia municipal em prol de uma “escola mais digna” e com melhores condições para toda a comunidade educativa. “A educação é a nossa prioridade desde o primeiro dia. Com este investimento, queremos proporcionar as melhores condições para uma escola e educação mais digna”, frisa Basílio Horta.

Já no campo da saúde, a autarquia contabiliza 26,6 milhões de euros de investimento no novo Hospital de Sintra (25,1 ME), cujas obras estão em curso, e na construção e requalificação de centros de saúde. A maior fatia do investimento na vertente da mobilidade destinou-se à melhoria das vias rodoviárias (8,4 milhões de euros).

O autarca destaca ainda a inexistência de pagamentos em atraso, o prazo médio de pagamento de nove dias e o passivo por habitante do município de Sintra na ordem dos 80 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Câmara de Sintra reporta resultado líquido de 50,3 milhões de euros em 2023

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião