Quadro “Descida da Cruz”, de Domingos Sequeira, vai para o Museu Soares dos Reis

O quadro “Descida da Cruz", de Domingos Sequeira, vai estar patente ao público a partir de 1 de junho, no Museu Nacional Soares dos Reis. A obra pertence à Fundação Livraria Lello.

“Descida da Cruz”, de Domingos Sequeira.Lusa

O quadro “Descida da Cruz”, de Domingos Sequeira, vai estar patente ao público a partir de junho no Museu Nacional Soares dos Reis, avançou a Fundação Livraria Lello que primeiro exibe a obra, a 18 de maio, na sua sede no Mosteiro de Leça do Balio (Matosinhos). Este edifício também abre pela primeira vez as portas nesse dia depois de requalificado pelo arquiteto Álvaro Siza Vieira que mostra ainda a “escultura aberta” que criou.

O quadro “Descida da Cruz” vai ser, pela primeira vez, exibido no Dia Internacional dos Museus, na sede da Fundação Livraria Lello, avança esta instituição ao ECO/Local Online. A 1 de junho passa a pertencer à exposição de longa duração do Museu Nacional Soares dos Reis.

Esta obra de Domingos Sequeira esteve envolta em polémica desde o final de 2023, altura em que a Direção-Geral do Património Cultural autorizou a saída do quadro do país, contrariando pareceres de especialistas.

“Descida da Cruz” faz parte de um grupo de quatro pinturas de Domingos Sequeira – “Ascensão”, “Juízo Final” e “Adoração dos Magos” – criadas durante os seus últimos anos de vida, em Roma, onde morreu em 1837.

A reabilitação do Mosteiro faz parte de um projeto dos donos do Lionesa Business Hub (LBH), em Matosinhos, que custou dez milhões de euros. Contempla ainda a escultura aberta do arquiteto Álvaro Siza Vieira e o Jardim do Pensamento da autoria do arquiteto paisagista Sidónio Pardal. Este último tem conclusão prevista para 2025, segundo avançou o CEO Pedro Pinto ao ECO/Local Online.

No dia 18 de maio, as visitas ao mosteiro para ver o quadro serão conduzidas por estudantes da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP) e pela Casa da Arquitetura. O espaço volta a reabrir a 22 de junho já com a programação até ao final do ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quadro “Descida da Cruz”, de Domingos Sequeira, vai para o Museu Soares dos Reis

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião