Startups do Porto atingem mais de 6,4 mil milhões de euros de valor associado

Porto passa a posicionar-se no Top 100 dos Ecossistemas Emergentes. O valor do ecossistema de startups portuense cresceu 53% em 2023 face a 2021.

As startups do Porto atingiram mais de 6,4 mil milhões de euros (6,9 mil milhões de dólares) em valor do ecossistema, entre 1 de julho de 2021 e 31 de dezembro de 2023, de acordo com o Global Startup Ecosystem Report (GSER) 2024, da Startup Genome, lançado na London Tech Week, avança o município liderado pelo independente Rui Moreira. Este resultado, anuncia, “confere entrada direta à cidade do Porto no Top 100 dos Ecossistemas Emergentes”.

Estes dados traduzem-se num crescimento anual de 53% do valor do ecossistema tecnológico do Porto em relação a igual período de 2021. “Face ao expressivo crescimento desta medida de impacto económico (calculada através do valor das exits e de avaliações das startups), o Porto sobe mais de 30 lugares”, destaca a câmara. A cidade passa, pela primeira vez, a posicionar-se no Top 100 dos Ecossistemas Emergentes. “Esta subida evidencia o notável progresso do Porto no último ano”, sublinha o comunicado da Startup Genome, refere a autarquia.

O Porto está a afirmar-se como um dos principais polos de empreendedorismo da Europa, com um ecossistema de startups em franca expansão.

Ricardo Valente

Vereador vereador da Economia, Emprego e Empreendedorismo da Câmara Municipal do Porto

“Com uma grande pool de talento tecnológico e um extenso pipeline de startups em estágio inicial, o valor do ecossistema de startups do Porto cresceu de forma impressionante em 53%, tornando-o um dos ecossistemas de crescimento mais rápido não só em Portugal, mas também na Europa”, frisa o cofundador e presidente da Startup Genome, Marc Penzel, citado em comunicado da câmara portuense.

Já o vereador da Economia, Emprego e Empreendedorismo assinala, por sua vez, o potencial da cidade para captar startups. “O Porto está a afirmar-se como um dos principais polos de empreendedorismo da Europa, com um ecossistema de startups em franca expansão”, sustenta Ricardo Valente. “Este sucesso é fruto do compromisso da cidade em criar um ambiente propício para as startups prosperarem, mas primordialmente ao nível do talento e da dedicação dos nossos empreendedores”, completa.

O Global Startup Ecosystem Report 2024 coloca ainda cidade entre os 35 melhores ecossistemas europeus em talento acessível.

De acordo com o município, o GSER é desenvolvido a partir de informações sobre ecossistemas de startups de todo o mundo, com dados de mais de 4,5 milhões de empresas em mais de 300 ecossistemas de inovação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Startups do Porto atingem mais de 6,4 mil milhões de euros de valor associado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião