Câmara de Barcelos paga quatro milhões por terreno para construir novo hospital
Autarquia fecha acordo com a Sociedade Agrícola da Quinta de S. Martinho para adquirir o terreno onde vai ser construído o futuro centro hospitalar, que servirá os concelhos de Barcelos e Esposende.
A Câmara Municipal de Barcelos vai pagar quatro milhões de euros à Sociedade Agrícola da Quinta de S. Martinho pelo terreno onde vai ser construído o novo hospital da cidade. A 24 de maio, a ministra da Saúde garantiu que o equipamento iria avançar.
“Regozijamo-nos por, 16 anos depois, este executivo municipal estar a cumprir um passo fundamental neste processo, fazendo-o com total transparência procedimental, bem observável na instrução desta deliberação que hoje foi colocada a votação”, assinala o autarca Mário Constantino, citado num comunicado.
A compra dos terrenos do futuro Centro Hospitalar de Barcelos, que vai também servir a população do concelho vizinho de Esposende, obteve “luz verde” na última reunião extraordinária do executivo. Trata-se de uma “decisão de enorme importância e um passo muito significativo”, sublinha o social-democrata Mário Constantino Lopes.
Para o autarca, “esta é a prova cabal que demonstra o dinamismo que o atual executivo tem imprimido no desatar de nós e na resolução de problemas, e muitos deles arrastavam-se há décadas”.
Mário Constantino Lopes explana que a medida surge precisamente na sequência da garantia dada por Ana Paula Martins, durante a cerimónia de assinatura do auto de transferência de 15 viaturas para o município destinada às unidades de saúde locais.
Na ocasião, a ministra da Saúde garantiu ao presidente da Câmara de Barcelos a construção do novo hospital da cidade minhota. “Palavra dada é palavra honrada. Posso anunciar-vos que vamos finalizar o processo de arquitetura e preparar o lançamento do concurso do hospital de Barcelos“, assegurou Ana Paula Martins na ocasião.
Regozijamo-nos por, 16 anos depois, este executivo municipal estar a cumprir um passo fundamental neste processo, fazendo-o com total transparência procedimental, bem observável na instrução desta deliberação que hoje foi colocada a votação.
Na reunião, o executivo aprovou o “acordo de cedências e urbanização para a execução do Plano de Pormenor do Centro Hospitalar de Barcelos” que estabelece as normas da transação a efetuar entre o município e a Sociedade Agrícola da Quinta de S. Martinho.
“O acordo não só refere o montante da aquisição de 155.850 metros de terreno, por quatro milhões de euros, como estabelece as áreas de cedência ao domínio público e as parcelas para a construção da Variante Poente e acessos ao novo hospital“, adianta o município. A medida ainda vai ser submetida à deliberação da Assembleia Municipal de Barcelos.
O autarca, eleito nas últimas eleições numa coligação que juntou o PSD, o CDS-PP e um movimento de independentes, aproveitou ainda esta decisão para “enaltecer a unanimidade político-partidária que se estabeleceu em Barcelos à volta deste importante desígnio para o concelho”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Câmara de Barcelos paga quatro milhões por terreno para construir novo hospital
{{ noCommentsLabel }}