Município de Braga prevê investimento de 3,8 milhões de euros no próximo ano letivo

Fornecimento de refeições escolares, oferta de manuais escolares no privado e atividades de animação e apoio à família estão na lista de investimentos autárquicos para o ano letivo 2024/2025.

A Câmara Municipal de Braga vai investir no ano letivo 2024/2025 um total de 3,8 milhões de euros no fornecimento de refeições escolares ao 1.º ciclo e pré-escolar, assim como em atividades de animação e apoio à família na educação pré-escolar. Além de gastar 60 mil euros na oferta de manuais escolares aos alunos do 1.º ciclo do privado do concelho.

Estas medidas vão esta quarta-feira a deliberação da reunião do executivo municipal. Em cima da mesa vai estar a proposta para o estabelecimento de protocolos com cada um dos agrupamentos de escolas, bem como com as diferentes entidades promotoras e parceiras para estas respostas socioeducativas.

Manuais escolares

No que respeita às refeições escolares, cada aluno paga 1,46 euros por refeição, com exceção dos estudantes abrangidos pelo 2.º escalão, que desembolsam 0,73 euros cada, sendo gratuito os beneficiários do 1.º escalão.

O executivo vai ainda analisar uma proposta para oferta dos cadernos de fichas escolares, que complementam os respetivos manuais escolares, a 6.200 alunos do 1.º ciclo do ensino básico da rede pública do concelho. A medida exige um investimento na ordem dos 230 mil euros e vai englobar os cadernos de atividades de língua portuguesa, matemática, estudo do meio para os quatro anos do 1.º ciclo, e Inglês para o 3.º e 4.º anos de escolaridade.

Neste caso, a autarquia conta com a parceria com a Associação Empresarial de Braga. Esta medida visa ainda contribuir para a dinamização do comércio local, nomeadamente as livrarias do concelho.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Município de Braga prevê investimento de 3,8 milhões de euros no próximo ano letivo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião