Tribunal de Contas autoriza município de Santarém a pedir 12 milhões de euros à banca

Tribunal de Contas (TdC) deu visto para o município de Santarém contrair empréstimo à banca de 12 milhões de euros para avançar com investimentos estratégicos no concelho.

A Câmara Municipal de Santarém obteve o visto do Tribunal de Contas (TdC) para pedir dois empréstimos à banca, no valor de 12 milhões de euros, para financiar a construção de infraestruturas “estratégicas” que contribuirão para a dinamização da economia local e uma melhor qualidade de vida da população, avançou a autarquia liderada por Ricardo Gonçalves.

A autorização destes dois empréstimos, um de 7,4 milhões de euros e outro de 4,56 milhões de euros, vem responder aos anseios do município no sentido do desenvolvimento económico e social do território.

“Estamos neste momento em condições de dar continuidade aos processos que permitirão a concretização destas importantes empreitadas; investimentos que irão introduzir melhorias significativas na qualidade das infraestruturas desportivas e no desenvolvimento e crescimento económico do concelho”, frisou João Teixeira Leite, vice-presidente da Câmara Municipal de Santarém.

O empréstimo mais alto, de 7,4 milhões de euros, será pago durante 20 anos à banca e destina-se a financiar a construção de três “infraestruturas estratégicas para as freguesias e para a cidade”. Em causa estão o Pavilhão Empresarial de Alcanede (3,1 milhões de euros) a requalificação do Pavilhão Multiúsos de Amiais de Baixo (2,7 milhões de euros) e a remodelação do Pavilhão Desportivo na antiga Escola Prática de Cavalaria de Santarém (quase 1,6 milhões de euros).

Em causa está igualmente um contrato de empréstimo no valor de 4,56 milhões de euros com um prazo de dez anos, destinado à construção do Campo Municipal de Rugby (2,6 milhões euros), além do Campo de Jogos da Ribeira de Santarém (mais de 1,2 milhões de euros). Este bolo financeiro destina-se ainda a custear os 639 mil euros da empreitada do relvado natural da Escola Superior Agrária de Santarém.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tribunal de Contas autoriza município de Santarém a pedir 12 milhões de euros à banca

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião