Cooperativa procura produtores para plantarem 200 hectares de abacates na Beira Litoral

A iniciativa Kiwicoop tem como objetivo dinamizar a agricultura local e proporcionar aos produtores uma alternativa agrícola rentável e sustentável.

A Kiwicoop, organização de produtores de Kiwi, anunciou um projeto para impulsionar a produção 200 hectares de abacates na região da Beira Litoral. A iniciativa tem como objetivo aproveitar as condições edafoclimáticas da região e promover a rentabilidade e sustentabilidade do minifúndio e da agricultura familiar.

“Este projeto é tanto económico como ambientalmente sustentável, promovendo a viabilidade financeira dos pequenos e microprodutores enquanto preserva o equilíbrio ecológico da região”, afirma Nélio Marques, presidente da Kiwicoop. “O abacate é hoje um produto com muita procura no mercado e, quando produzido em regimes de cultura minifundiária os seus impactos ambientais são muito reduzidos”, acrescenta.

Em comunicado, a Kiwicoop detalha que a “produção será distribuída de forma territorial, evitando grandes áreas de monocultura, o que ajuda a reduzir o impacto ambiental”.

Para participar neste projeto, os produtores locais, sejam proprietários, arrendatários ou comodatários de terrenos rústicos com disponibilidade de água, deverão realizar investimentos iniciais em diferentes áreas, como a preparação do terreno e plantação e complementarmente, se necessário, em construções, captação de água, reservatório, eletrificação, máquinas e equipamentos e serviços. Estes investimentos podem ser realizados com capitais próprios ou através de fundos comunitários.

Seminário “Abacate – Sustentabilidade de um Setor em Expansão” Kiwicoop

A Kiwicoop compromete-se a fornecer todo o apoio técnico necessário para que os produtores possam iniciar as suas explorações. Nélio Marques garante assim “o escoamento a preços de mercado, assistência técnica organizada na implantação e produção e uma estrutura de comercialização organizada.”

Para aderir ao projeto, os produtores interessados devem enviar email (geral@kiwicoop.com) e posteriormente a Kiwicoop realizará uma visita técnica gratuita ao terreno para avaliar os parâmetros técnicos e a viabilidade da plantação de pomares de abacate.

A cooperativa explica que o “interessado receberá um relatório da visita de campo e caso tenha parecer positivo, pode, neste caso, decidir avançar com a plantação, celebrando contrato de adesão à cooperativa Kiwicoop e de seguida deverá candidatar-se ao apoio de fundos financeiros europeus, o que diminui o rico do investimento, embora pode decidir fazer o investimento por sua conta e risco”.

Com esta iniciativa, a Kiwicoop pretende encontrar umas dezenas de produtores para plantarem 200 hectares de abacate de forma a dinamizar a agricultura local, proporcionando aos produtores uma alternativa agrícola rentável e sustentável.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cooperativa procura produtores para plantarem 200 hectares de abacates na Beira Litoral

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião