Alunos da Universidade da Beira Interior terão bolsa de apoio psicológico
Bolsa social de apoio psicológico já conta com a colaboração de 16 especialistas qualificados. Medida da Associação Académica justificada com crescente número de casos entre estudantes universitários.
A Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) lançou uma bolsa social de apoio psicológico, com consultas a preços reduzidos, como “resposta a um crescente problema de saúde mental entre os jovens universitários”.
A AAUBI justifica a medida com o facto de “estudos recentes mostrarem que 48% dos estudantes universitários em Portugal apresentam sintomatologia grave do foro psicológico, como depressão, ansiedade ou perda de controlo, 23% tomam medicação para combater problemas psíquicos dos quais 50% não teve acompanhamento por parte de um profissional”.
É uma resposta a um crescente problema de saúde mental entre os jovens universitários.
Os universitários apontam como principais razões para a falta de acompanhamento: o custo, a tempo de espera demorado e a “regularidade de consultas comprometida pela escassez de recursos humanos“, explana a associação em comunicado.
A bolsa social de apoio psicológico já conta com a colaboração de 16 especialistas qualificados, distribuídos por gabinetes parceiros.
Esta bolsa é compatível com a utilização do “cheque psicólogo”, anunciado pelo Governo, que atribui 12 consultas gratuitas aos universitários elegíveis.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Alunos da Universidade da Beira Interior terão bolsa de apoio psicológico
{{ noCommentsLabel }}