Benfica revitaliza Bairro do Calhariz Velho com 20 milhões de euros para atrair investimento
Residência universitária que é inaugurada nesta quarta-feira constitui o projeto âncora da reabilitação urbana nesta zona de Lisboa.
O bairro do Calhariz Velho de Benfica, “uma zona envelhecida” desta freguesia lisboeta, está a ser objeto de “uma regeneração urbana como nunca foi feita”, com a construção de 58 casas para arrendamento acessível, uma residência universitária e diversos equipamentos. Este “projeto bandeira”, orçado em 20 milhões de euros, estará concluído até 2025 e “visa atrair mais investimento, turismo” e população, dinamizando a economia local, avança Ricardo Marques, presidente desta junta.
O primeiro passo é dado já esta quarta-feira com a inauguração da residência universitária com capacidade para 120 camas, num investimento superior a quatro milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). “É a primeira residência universitária do país construída e gerida por uma Junta de Freguesia, sendo o ponto âncora desta revitalização” que está a acontecer no bairro do Calhariz Velho de Benfica, assinala Ricardo Marques em declarações ao ECO/Local Online.
“O conjunto destas obras [no âmbito do vasto projeto] vai quebrar o isolamento” desta zona que também é conhecida pelos restaurantes com gastronomia tradicional. E que vai ganhar uma nova vida urbana, “aproximando-se de Monsanto que até então está de costas voltadas”.
Para o autarca, “a residência universitária de Calhariz representa um passo importante na resposta à crescente necessidade de alojamento estudantil e na luta contra o abandono escolar”. Com este novo espaço, a freguesia da capital aumenta em 24% a oferta de camas disponíveis para estudantes bolseiros deslocados na cidade de Lisboa. Nas imediações, situam-se a Escola Superior de Música, a Escola Superior de Educação e a Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL)
É a primeira residência universitária do país construída e gerida por uma Junta de Freguesia, sendo o ponto âncora desta recuperação” que está a acontecer no bairro do Calhariz Velho de Benfica.
Na hora de decidir o tipo de construção da residência universitária, a Junta de Freguesia de Benfica optou por um sistema modular e apostou na sustentabilidade e eficiência energética ao implementar um sistema de recuperação de águas pluviais que utiliza a força da gravidade sem necessidade de bombas, para irrigar os jardins, descreve o autarca.
Na mesma linha da sustentabilidade, também serão reaproveitadas as águas cinzentas, provenientes dos lavatórios, duches e lavagem de louça, para as descargas dos autoclismos; permitindo uma redução de 50% no consumo de água.
Mais 58 famílias beneficiarão de arrendamento acessível
Ainda no âmbito deste projeto, a Junta de Freguesia vai reabilitar um edifício para a construção de oito apartamentos destinados a arrendamento acessível, de modo a dar resposta ao problema de habitação em Lisboa. Deverão estar prontos até dezembro deste ano, envolvendo um custo de dois milhões de euros. Igualmente destinada a renda acessível está prevista a construção de raiz de mais 50 apartamentos num terreno contíguo à nova residência universitária, que a Junta de Freguesia vai comprar à câmara de Lisboa por 1,6 milhões de euros. Estarão prontos a habitar no verão de 2025 e resultam de um investimento total de nove milhões de euros, calcula o socialista Ricardo Marques.
O PRR é o grande motor de toda esta revolução na freguesia. “O objetivo é aproveitar o PRR para rejuvenescer esta zona envelhecida de Benfica, suprimindo a lacuna de falta de alojamento e de mais respostas para os mais pequenos”, neste último caso mediante a construção de uma creche.
Desta operação de reabilitação urbana fazem ainda parte uma ciclovia — num investimento de dois milhões de euros — que vai ligar a rotunda do Pina Manique até ao Campus do IPL, em Benfica, além de um skatepark “para atrair mais jovens” para a freguesia. “No próximo mês inauguramos os arruamentos que foram requalificados”, completa o autarca que quer marcar a diferença na freguesia.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Benfica revitaliza Bairro do Calhariz Velho com 20 milhões de euros para atrair investimento
{{ noCommentsLabel }}