Programa “Promove” financia 29 projetos para o desenvolvimento do interior do país
Na sexta edição do programa "Promove" foram premiados 11 projetos de investigação, 18 projetos-piloto e 16 ideias inovadoras. Financiamento ascende a 5,2 milhões de euros.
A edição deste ano do programa “Promove” direciona 5,2 milhões de euros para 29 projetos e 16 ideias inovadoras. A iniciativa da Fundação “la Caixa”, em colaboração com o BPI e em parceria com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), pretende impulsionar o desenvolvimento sustentável das regiões do interior de Portugal.
Nesta sexta edição, foram vencedores 11 projetos de investigação e desenvolvimento (I&D) mobilizadores, assim como 18 projetos-piloto e 16 ideias inovadoras. A distribuição dos prémios reparte-se entre um financiamento de até 250 mil euros para I&D, e 150 mil euros para os projetos-piloto, enquanto as ideias inovadoras, desenvolvidas por estudantes universitários, têm como prémio 5 mil euros.
Entre os premiados, 11 projetos são do interior norte, dez do centro do país e oito do Alentejo. As ideias inovadoras contam com dez equipas na região centro e seis no norte.
O programa financia iniciativas nas áreas da inteligência artificial, inovações sustentáveis e valorização do património natural e cultural.
Na categoria de I&D, entre os selecionados encontra-se UVineSafe, de Vila Real, que pretende usar radiação UV contra pragas e doenças nas vinhas. Nos projetos-piloto inovadores temos o exemplo da ValorCannBio, de Elvas, cujo objetivo consiste na transformação da biomassa excedente da produção de canábis medicinal em biopesticida para o combate nas doenças dos olivais do Alentejo, como noticiou o ECO/Local Online. Nas ideias inovadoras encontramos, entre outras, a iniciativa 2BeeVigil, da Universidade da Beira Interior. Através da inteligência artificial, esta ideia pretende monitorizar apiários de Apis melífera (colmeias).
Desde 2018, quando começou a operar em Portugal, a Fundação “la Caixa” já distribuiu mais de 17 milhões de euros nas seis edições do programa “Promove”. Este ano, a maior fundação europeia distribui em projetos sociais, de investigação, educativos e de divulgação cultural e científica 50 milhões de euros. Adicionalmente, neste programa, a FCT contribui com mais 5 milhões de euros.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Programa “Promove” financia 29 projetos para o desenvolvimento do interior do país
{{ noCommentsLabel }}