Fábrica para produção da aeronave portuguesa em Ponte de Sor custará mais de 30 milhões de euros
O investimento de 30 milhões de euros no aeródromo municipal de Ponte de Sor está inserido na agenda mobilizadora Aero.Next, que conta com uma dotação financeira superior a 75 milhões de euros.
A fábrica para a produção da primeira aeronave totalmente desenvolvida e industrializada em Portugal, em Ponte de Sor, distrito de Portalegre, vai contar com um investimento superior a 30 milhões de euros, foi esta quinta-feira divulgado.
Em declarações à Lusa, o presidente da Câmara de Ponte de Sor, Hugo Hilário, explicou que este investimento de 30 milhões de euros no aeródromo municipal daquela cidade está inserido na agenda mobilizadora Aero.Next, que conta com uma dotação financeira superior a 75 milhões de euros.
O autarca falava à margem da cerimónia de escritura do direito de superfície do terreno no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor; espaço escolhido para a industrialização e produção da aeronave regional ligeira LUS222.
Fonte da autarquia indicou à Lusa que a área total da fábrica deverá “rondar os 35.000 metros quadrados”, enquanto a área coberta vai ser de “18.000 metros quadrados“.
A escritura do direito de superfície para a construção da fábrica para produzir a aeronave foi efetuada entre esta câmara alentejana e a EEA Aircraft, empresa líder do consórcio responsável pelo desenvolvimento da agenda mobilizadora Aero.Next Portugal onde está inserido a aeronave LUS222.
No decorrer da cerimónia, Frederico Aguiar Branco, membro da Aero.Next, explicou que a aeronave vai ser produzida em série “a partir de 2028”, tendo a fábrica uma “capacidade de produção de 12 aeronaves por ano”.
A aeronave regional ligeira vai ser dotada de “19 lugares”, vai possuir “2.000 quilos de carga” e “2.000 quilómetros de alcance”.
Temos também tido boas conversas com clientes concretos para dezenas de aeronaves, tanto no domínio civil, como especialmente no domínio militar.
No decorrer da cerimónia, o presidente da câmara de Ponte de Sor explicou que LUS 222 é um projeto de “afirmação” da aeronáutica e um “passo para o futuro” do concelho, uma vez que o projeto deverá criar “mais duas ou três centenas de postos de trabalho”, num aeródromo que já conta com “cerca de 600 trabalhadores”, afetos a 14 empresas.
O presidente do Conselho de Administração da EEA Aircraft, Miguel Braga, manifestou-se também bastante satisfeito com mais um passo para a concretização do projeto, sublinhando na sua intervenção que o setor de engenharia para a criação da aeronave está a ser desenvolvido em Évora e conta com a colaboração de “mais de 100 engenheiros”.
“Temos também tido boas conversas com clientes concretos para dezenas de aeronaves, tanto no domínio civil, como especialmente no domínio militar; são notícias que recebemos e que nos dão ânimo”, disse.
Miguel Braga destacou ainda o papel da Força Aérea Portuguesa neste projeto, sublinhando que tem sido “parceiro de desenvolvimento, parceiro de certificação militar, utilizador final da aeronave e promotor da aeronave junto de outras forças aéreas”.
Também presente na cerimónia, o secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira, destacou o caminho que o Aeródromo Municipal de Ponte de Sor trilhou ao longo dos últimos anos, considerando “impressionante” o número de empresas que tem conquistado e os projetos que tem em carteira.
O secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Espírito Santo, considerou por sua vez que está a viver “uma semana boa”, porque em Ponte de Sor foi dado um “importante passo” para a construção do LUS 222 e porque o Governo recebeu o relatório da ANA sobre o novo aeroporto.
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