Confessamo-nos, desde já, viciados no configurador do Ferrari F80

  • Rita Ibérico Nogueira
  • 3 Janeiro 2025

É util? Para quem o vai comprar, sem dúvida. Para a maioria de nós, é uma forma de sonhar com o mais recente supercarro da Ferrari, o F80. Já configurou o seu?

Podemos escolher entre 35 cores, das standard às clássicas e às históricas, passando pelas especiais e terminando no mate. Isto só na pintura exterior, porque há mais mil detalhes que nos é permitido personalizar no nosso F80, o último lançamento da casa de Maranello. Neste SITE, é possível ainda adicionar números e riscas, de variadas cores e combinações nas portas e no capot; escolher a configuração das jantes, em fibra de carbono preta ou prateada; adicionar pneus de alta-performance; colorir as pinças dos travões; adicionar partes em fibra de carbono até à totalidade do veículo. Por dentro, o detalhe vai desde a escolha dos bancos; aos tons dos mesmos; aos pespontos dos forros; passando pela escolha do tipo de cinto de segurança (do standard ao arnês de 4 pontos); assim como as cores dos cintos, dos tapetes, da consola e o volante. As opções são tantas que a dificuldade maior está em escolher o carro final. Aqui entre nós: guardámos várias opções, porque é impossível escolher o melhor.

Esse é outro ponto de destaque neste configurador. Nada nos obriga a investir, de imediato, os 3,6 milhões de euros que custa o F80. Podemos salvar várias opções, enviar para amigos e família para que opinem, fazer o download de um ficheiro com as imagens das nossas escolhas (e colocá-las em wallpaper no PC, para que possamos sonhar), e ter tempo para pensar e decidir e então avançar para a aquisição. Ou não, porque com uma produção tão limitada, o mais certo é que já estejam esgotados…

Mas nem tudo é estética no F80

Certo. Acalmem-se os puristas dos motores. O configurador é apenas um detalhe (divertido) deste supercarro. O F80 representa o auge da tecnologia e do desempenho da Ferrari. Limitado a apenas 799 exemplares, o motor híbrido V6 de 1200 cavalos de potência faz deste F80 o carro de estrada mais potente da marca, até hoje.

Toda a arquitetura do F80 foi projetada para obter o máximo desempenho. Desde o chassis de fibra de carbono até a aerodinâmica, não esquecendo a nova suspensão ativa (uma das jóias da coroa deste modelo, desenhada de raiz para o mesmo), nunca antes houve uma abordagem tão extrema num carro homologado. No entanto, este desportivo também privilegia o conforto na condução. O cockpit, de forma cónica, garante aerodinâmica, leveza e performance ao condutor e, em simultâneo, espaço para o passageiro (sim, leu bem, um só. Porque, inspirado nos carros de corrida, o F80 é, definitivamente, um carro feito para um passageiro único, embora venha definido como “1+”. Ou seja, condutor e passageiro opcional).

A escolha do motor foi feita de acordo com os seus supercarros antecessores (o GTO e o F40) e com a tendência tecnológica atual no automobilismo. Enquanto o GTO e o F40 eram equipados com um V8 turboalimentado porque os carros de Fórmula 1 da época usavam motores turbo nos anos 80, hoje, tanto na Fórmula 1 quanto no Campeonato Mundial de Endurance (WEC), os motores V6 turboalimentados são usados em combinação com um sistema híbrido de 800V. Portanto, a transferência dessa arquitetura para o F80 foi natural, especialmente depois de o 499P ganhar o título das 24 Horas de Le Mans duas vezes seguidas.

Mas a segurança não poderia ser descurada e, como o objetivo deste lançamento era também maximizar a sua usabilidade mesmo que fora do contexto mais orientado para o desempenho, o F80 vem equipado com os principais sistemas ADAS de assistência ao condutor: cruise control adaptativo com função Stop&Go; travagem automática de emergência; aviso de saída de faixa de rodagem; assistência à manutenção de faixa de rodagem; luzes automáticas; reconhecimento de sinais de trânsito; e aviso de atenção e sonolência do condutor. Embora, convenhamos: quem vai ter sono ao volante deste menino?

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