Antiga fábrica Covina em Santa Iria de Azóia transformada em parque logístico pela Panattoni Ibéria

Panattoni Ibéria adquiriu a antiga fábrica de vidro nos arredores de Lisboa e inicia já em fevereiro obras de transformação num parque logístico com cinco edifícios e 21 hectares.

A antiga fábrica vidreira da Saint-Gobain Sekurit vai dar lugar a um parque logístico erguido pela Panattoni Ibéria. A empresa pertencente ao promotor logístico e industrial Panatoni fechou contrato com a Saint-Gobain, promovendo uma nova utilização para o espaço ocupado durante décadas pela Covina (Companhia Vidreira Nacional), em Santa Iria da Azóia – inaugurada em 1940 e berço do vidro de dezenas de modelos automóveis montados em Portugal na segunda metade do século passado, bem como de modelos da Autoeuropa, o seu mais importante cliente aquando do encerramento em 2021, devido a problemas financeiros.

O parque logístico Panattoni Park Lisbon-City atingirá uma área total de 212 mil metros quadrados, com cinco armazéns e 85 mil metros quadrados de área bruta locável. A reconversão da antiga fábrica de vidro Covina, privatizada no início dos anos 1990 e reconvertida em Saint-Gobain Sekurit, ocorrerá por fases, com a inicial, a desenvolver já a partir de fevereiro, a consistir em três edifícios logísticos com 11 metros de pé direito, painéis fotovoltaicos na cobertura, cais de carga e descarga e carregadores para veículos elétricos. Estes espaços, multi-inquilinos, serão fracionados em áreas entre seis mil e 52 mil metros quadrados, e deverão estar prontos para arrendamento em 2026.

A segunda fase avançará em meados deste ano, com início de arrendamento após a primeira fase, e consistirá em dois edifícios com frações entre os cinco mil metros quadrados e a globalidade do espaço, de 33 mil metros quadrados.

Gustavo Cardozo, Managing Director/Partner da Panattoni Ibéria, afirma, em comunicado, que o Panattoni Park Lisbon-City “reafirma” o “compromisso” da empresa “com o mercado imobiliário logístico de Portugal, oferecendo a empresas de qualquer setor uma infraestrutura moderna e eficiente, concebida para impulsionar o seu crescimento e competitividade”.

O parque logístico está localizado no concelho de Loures, perto do nó da autoestrada do Norte e a cerca de dez quilómetros do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Antiga fábrica Covina em Santa Iria de Azóia transformada em parque logístico pela Panattoni Ibéria

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião