
Leitão&Irmão celebra legado real com nova coleção
A The Royal Collection, da Leitão & Irmão e do Museu Tesouro Real, resgata jóias da Coroa Portuguesa, unindo tradição e inovação em peças inspiradas na monarquia e no legado joalheiro nacional.
A realeza inspira, a história molda e a arte transforma. A Leitão & Irmão, uma das mais icónicas casas de joalharia portuguesas, juntou-se ao Museu Tesouro Real para dar vida à The Royal Collection, uma coleção que reinventa a tradição da monarquia portuguesa. Mais que um tributo ao passado, esta linha celebra o requinte intemporal da ourivesaria nacional, transportando-o para os dias de hoje.
O Museu Tesouro Real adiciona, assim, à sua coleção permanente uma réplica do Título de Joalheiros da Coroa Portuguesa, um testemunho do papel inegável da Leitão & Irmão na história da joalharia nacional. A história da Leitão & Irmão confunde-se com a própria evolução da joalharia portuguesa. Nomeada Ourives da Casa Imperial Brasileira por D. Pedro II em 1873 e Joalheiros da Coroa Portuguesa por D. Luís I em 1887, a casa mudou-se do Porto para Lisboa para se instalar junto à Corte. No Bairro Alto, onde estabeleceu a sua oficina, continua a transformar metais e pedras preciosas em autênticas obras de arte. “A exposição da réplica do Título de Joalheiros da Coroa Portuguesa sublinha a importância do legado joalheiro português e permite-nos celebrar a excelência e tradição da ourivesaria nacional, projetando-a para o futuro”, afirma Nuno Vale, diretor executivo do Museu.
A The Royal Collection é um mergulho nos tesouros do passado, com inspiração direta em três peças fundamentais do Museu Tesouro Real: o Cofre da Cidadania, a Coroa Real Portuguesa e o diamante em bruto de 35,80 ct. Elementos que outrora simbolizaram poder e exclusividade ganham agora uma nova roupagem, mantendo intacta a sua essência.
O Royal Collectable resgata os moldes originais do Cofre da Cidadania, manufaturados pela casa joalheira em 1907. Uma das suas mais fascinantes características é o Rinoceronte esculpido pelos artesãos da época, agora reinterpretado com a mesma atenção aos detalhes e mestria artesanal.
Já a linha Royal Jewels leva a Coroa Real Portuguesa para o quotidiano, transformando-a em peças de joalharia com um toque contemporâneo. Anéis, brincos, colares, pulseiras e botões de punho surgem em ouro e diamantes ou em prata e diamantes, permitindo que a sofisticação da realeza se adapte ao estilo moderno. Para celebrar esta colaboração entre o Museu do Tesouro Real e a Leitão & Irmão, quem adquirir peças desta coleção, receberá duas entradas para ir conhecer o Museu do Tesouro Real.
The Royal Collection
“Um país que preserva a sua memória, nomeadamente através da expressão artística, projeta o seu futuro”, sublinha Jorge Leitão, sócio-gerente da casa Leitão. A The Royal Collection reflete essa filosofia, provando que tradição e modernidade podem coexistir, criando jóias que celebram a história e brilham no presente.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.