
Diamante azul vibrante com 10 quilates vai a leilão na Suíça este mês
A Sotheby's vai leiloar uma coleção de joalheria no dia 13 de maio, que inclui o diamante. A leiloeira aponta para um valor da ordem dos 20 milhões de dóalres.
É conhecido como “Diamante Azul Mediterrâneo”, tem formato de almofada e foi extraído na África do Sul. A sua cor, rara, foi descrita pela leiloeira, citada pela agência Reuters, como um “azul vibrante e sofisticado”. Foi apresentado como parte da coleção de alta joalheria da Sotheby’s, que inclui outras pedras preciosas coloridas, em Genebra, antecipando o leilão da peça agendado para 13 de maio no Hotel Mandarin Oriental.
Os 20 milhões de dólares que a Sotheby’s espera alcançar com esta venda reforçam que “o mercado de diamantes coloridos continua a crescer”, como sublinhou Jessica Wyndham, da leiloeira, à Reuters.
Os diamantes azuis são raríssimos. De acordo com a Sotheby’s, na apresentação desta peça, “apenas 0,3% de todos os diamantes são de cor predominantemente azul”. E, destes, apenas uma ainda menor parte entra na categoria de azul vibrante e sofisticado, segundo o Gemmoligical Institute of America (GIA) que analisou 462 diamantes. A investigação da GIA estabeleceu ainda que os diamantes azuis são formados mais profundamente no manto terrestre.
Em 2016, outro diamante azul foi vendido por valores históricos pela Christie’s, também em Genebra: 68,7 milhões de dólares.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.