Alexandra Leitão promete transportes públicos gratuitos para residentes. Medida pode custar 30 milhões de euros anuais ao município

Transportes gratuitos para todos os residentes em Lisboa, uma melhor e reforçada frota são estas algumas das bandeiras de Alexandra Leitão na campanha para a corrida à Câmara da capital.

A candidata socialista à Câmara Municipal de Lisboa, Alexandra Leitão, prometeu esta segunda-feira tornar gratuitos os transportes públicos para todos os residentes no concelho de Lisboa. Esta é a primeira medida do seu programa eleitoral que poderá custar anualmente cerca de 30 milhões de euros anuais aos cofres da autarquia, segundo avançou Alexandra Leitão.

Numa aposta na mobilidade sustentável e na qualidade de vida urbana, o PS quer, assim, alargar o passe Navegante municipal a todos os residentes no concelho. Os transportes públicos já são gratuitos, em Lisboa, para os jovens até aos 23 anos e para pessoas a partir dos 65.

Esta segunda-feira a candidata à autarquia de Lisboa antecipou que esta medida terá um impacto financeiro de cerca de 30 milhões de euros por ano, pagos pelo próprio município em indemnizações às empresas de transportes, nomeadamente a Carris, CP, Metro e Fertagus.

A candidata socialista, Alexandra Leitão à Câmara Municipal de Lisboa, durante a apresentação da sua candidatura do Partido Socialista, no pavilhão Carlos Lopes em Lisboa, 08 de março de 2025. TIAGO PETINGA/LUSATIAGO PETINGA/LUSA

A socialista assinala ainda, num comunicado, que os transportes são, “logo a seguir, à habitação e à alimentação, o terceiro maior encargo nos orçamentos familiares”, representando, em 2023, 11,3% da despesa das famílias em áreas urbanas.

Alexandra Leitão acredita, por isso, que “numa cidade que enfrenta desafios ambientais e de mobilidade, tornar os transportes públicos gratuitos é uma medida estrutural com impacto real na vida das pessoas e no futuro da cidade“. Esta será uma das bandeiras de campanha da candidata à Câmara da capital.

Com esta medida, o PS quer incentivar a população a uma “mobilidade mais sustentável”, menos poluente, uma vez que “optar pelos transportes públicos pode reduzir até 30% das emissões de CO2 por pessoa, um contributo significativo para uma Lisboa mais verde e sustentável”, explana Alexandra Leitão numa nota enviada às redações.

Segundo a candidata às próximas autárquicas, “a promoção do transporte coletivo é também uma resposta à emergência climática. Em Portugal, o setor dos transportes é responsável por 25,7% das emissões totais de gases com efeito de estufa, sendo os automóveis particulares responsáveis por 60,7% dessas emissões”.

A reboque da medida de gratuitidade dos transportes públicos para residentes em Lisboa, Alexandra Leitão tenciona igualmente apostar em paragens de autocarro e estações “com mais conforto”.

Acresce o investimento numa “frota melhor e com mais reforço da oferta e fiabilidade do serviço, o que passa também, por exemplo, por mais corredores bus”, além de com maior cobertura e pontualidade do serviço.

Alexandra Leitão apresentou a sua candidatura à Câmara de Lisboa a 8 de março deste ano. Desde então, a candidata tem mantido contactos com “outros partidos políticos” e com independentes de modo a formalizar uma coligação pré-eleitoral na corrida ao município.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Alexandra Leitão promete transportes públicos gratuitos para residentes. Medida pode custar 30 milhões de euros anuais ao município

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião