Cais para transporte de mercadorias pelo Tejo vai custar 11 milhões e tirar até 400 camiões de Lisboa

Foi apresentado nesta segunda-feira o projeto do cais que permitirá o transporte de mercadorias pelo Rio Tejo entre o extremo leste do concelho de Vila Franca e o Porto de Lisboa. Tejo substitui a A1.

Diariamente, o cais fluvial no concelho de Vila Franca de Xira vai permitir tirar até 400 camiões da estrada. A infraestrutura (aqui numa imagem de computador) terá um parque para 300 contentores

O terminal fluvial de Castanheira do Ribatejo vai ter um custo de 11 milhões de euros, informação revelada durante a apresentação do projeto decorrida nesta localidade do concelho de Vila Franca de Xira. Localizado na margem do Tejo, o novo cais, revelado pelo ECO/Local Online em setembro, permitirá retirar da estrada até 400 camiões por dia na ligação este local e o cais de Alcântara, em Lisboa. A distância entre os dois pontos varia entre 40 km por via fluvial e mais de 50 km por estrada.

O terminal ocupará dois hectares de terreno sobranceiro à A1, A10, linha férrea do Norte e Plataforma Logística de Castanheira do Ribatejo, e incluirá um cais de atracação com rampas de acesso, grua elétrica e parque para 300 contentores, bem como espaço aptos a uma infraestrutura para serviços de reparação e manutenção naval.

A movimentação fluvial numa primeira fase será superior a 2,5 milhares de toneladas por dia, indica o comunicado da Companhia do Porto da Castanheira (CPC), empresa responsável pela construção e gestão da estrutura. A CPC resulta de uma parceria entre os grupos ETE e Pousadinha – este, detentor dos terrenos do terminal em Castanheira do Ribatejo.

Presente na apresentação do projeto, o secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Espírito Santo, defendeu que “este é um investimento estratégico para a sustentabilidade e eficiência logística da região e que permitirá retirar centenas de camiões do centro da cidade de Lisboa”, com os respetivos benefícios para o ambiente.

Por seu lado, Fernando Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, considera que “o novo cais fluvial alarga a multimodalidade na grande Lisboa, reduz a circulação rodoviária e as emissões de carbono do sistema logístico, e reforça a importância da Castanheira do Ribatejo como área de desenvolvimento económico metropolitano. Iniciamos hoje uma nova fase de trabalho com o Governo, que está sensibilizado para a importância desta nossa estratégia municipal para toda a região”, afirma o autarca socialista.

Cada uma das quatro barcaças que se moverá diariamente pelo Tejo tem capacidade para até 100 contentores, o que significa que poderão ser escoados pelo leito do Tejo o equivalente a 400 camiões diários – a previsão da empresa tem um balizamento mais lato, considerando entre 100 e 400 contentores.

Segundo o comunicado divulgado nesta segunda-feira, cerca de 85% das mercadorias movimentadas no Porto de Lisboa têm como origem ou destino o território a norte de Lisboa.

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