Loures lança concurso para obra de saída na A1 para São João da Talha “há muito desejada pela população”

Duas décadas depois e num investimento de 10 milhões de euros, o município de Loures lança esta quarta-feira o concurso público da obra de saída da A1 para São João da Talha.

A Câmara Municipal de Loures lança, esta quarta-feira, o concurso público para a construção da saída da A1 em São João da Talha, uma obra orçada em 10 milhões de euros com mais de duas décadas de atraso, “há muito desejada pela população” e que vai permitir “retirar o trânsito do centro de Sacavém e de Santa Iria de Azóia, onde se registam atualmente pontos críticos de congestionamento”, avança o autarca Ricardo Leão ao ECO/Local Online.

“Esta é uma obra há muito desejada pelas populações de São João da Talha, Bobadela, Santa Iria de Azóia e Sacavém, que durante anos viram a sua necessidade ignorada”, assinala o autarca socialista, culpabilizando o anterior Executivo pelo atraso. “A CDU, que liderou a Câmara Municipal de Loures entre 2013 e 2021, foi adiando a solução, empurrando responsabilidades para o Governo, sem nunca resolver o problema”, aponta Ricardo Leão que garante ter desbloqueado o processo.

Em causa está a construção de um novo ramo, com cerca de 470 metros, no sublanço da A1 entre os nós de Sacavém e Santa Iria da Azóia, na fronteira entre as localidades de São João da Talha e da Bobadela, assim como três eixos principais com ligação à Estrada Nacional (EN)10 e duas rotundas para melhor fluidez de tráfego e segurança rodoviária, segundo detalha o município de Loures.

Esta é uma obra há muito desejada pelas populações de São João da Talha, Bobadela, Santa Iria de Azóia e Sacavém, que durante anos viram a sua necessidade ignorada.

Ricardo Leão

Presidente da Câmara Municipal de Loures

“Esta obra resulta de um empenho pessoal, desde a negociação até ao financiamento integral da obra, orçada em 10 milhões de euros e não teria sido possível sem o compromisso da Brisa”, nota Ricardo Leão. A futura ligação rodoviária resulta, assim, de um protocolo entre a autarquia e a Brisa e enquadra-se no âmbito da estratégia municipal de reforço da rede viária estruturante.

Ainda assim, destaca, “foi um processo complexo que exigiu pareceres da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e da Infraestruturas de Portugal, o que naturalmente prolongou os prazos”.

Com o lançamento da empreitada esta quarta-feira e “mais de duas décadas depois, a população de Loures vai beneficiar de uma obra que há muito devia estar feita”. Segundo o autarca, o novo acesso vai “beneficiar milhares de pessoas de São João da Talha e de Bobadela, melhorando os acessos, a fluidez do tráfego e a qualidade de vida local“.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Loures lança concurso para obra de saída na A1 para São João da Talha “há muito desejada pela população”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião