Cantanhede rejeita integração em empresa intermunicipal de água a ser criada

  • Lusa
  • 12 Abril 2023

Câmara de Cantanhede nega intenção de integrar a Empresa Municipal de Desenvolvimento Económico Social de Cantanhede numa empresa intermunicipal de água e saneamento, proposta pela Águas de Coimbra.

A Câmara Municipal de Cantanhede negou esta quarta-feira a intenção de integrar a Empresa Municipal de Desenvolvimento Económico Social de Cantanhede (Inova-EM) numa empresa intermunicipal de água e saneamento, proposta pela Águas de Coimbra. “Em momento algum, foram estabelecidos contactos entre responsáveis da Águas de Coimbra e o município de Cantanhede” nesse sentido, assegurou a autarca Helena Teodósio.

O presidente da empresa municipal Águas de Coimbra, Alfeu Sá Marques, disse, na terça-feira, durante a reunião do executivo da Câmara Municipal de Coimbra, que os concelhos de Miranda do Corvo e de Cantanhede manifestaram interesse em integrar uma futura empresa intermunicipal, proposta pela Águas de Coimbra.

A autarca de Cantanhede esclarece que, “em momento algum, foram estabelecidos contactos entre responsáveis da Águas de Coimbra e o município de Cantanhede, que detém a 100% a Empresa Municipal INOVA, com vista a um hipotético cenário de integração desta última numa empresa intermunicipal”.

Nesse sentido, é “falso” o “interesse manifestado” pelo município de Cantanhede (distrito de Coimbra), nessa integração.

Em momento algum, foram estabelecidos contactos entre responsáveis da Águas de Coimbra e o município de Cantanhede, que detém a 100% a Empresa Municipal INOVA, com vista a um hipotético cenário de integração desta última numa empresa intermunicipal.

Helena Teodósio

Presidente da Câmara Municipal de Cantanhede

Num comunicado, a autarquia sublinha que “não equaciona, nem nunca equacionou” a integração da INOVA-EM num sistema intermunicipal.

A autarca clarifica que a INOVA-EM é uma entidade gestora de “referência a nível nacional”, relativamente aos serviços públicos de abastecimento de água, águas residuais e resíduos urbanos, como atestam os inúmeros prémios atribuídos pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR).

Helena Teodósio recorda que é missão da INOVA-EM garantir, a um custo socialmente aceitável, a qualidade dos serviços de abastecimento de água, águas residuais e resíduos urbanos, cenário que “não estaria, à partida, garantido face a uma hipotética integração num sistema intermunicipal”.

O município lamenta a utilização “abusiva dos nomes da INOVA-EM e do município de Cantanhede em contextos aos quais são completamente alheios”.

A empresa municipal Águas de Coimbra já tinha manifestado em outubro de 2022 a sua vontade de criar uma empresa intermunicipal, revelando, na altura, o início de contactos com os municípios vizinhos de Condeixa-a-Nova e Mealhada.

O presidente da empresa municipal falava dos resultados da Águas de Coimbra em 2022, na reunião de executivo, quando afirmou que Mirando do Corvo e Cantanhede também já manifestaram o seu interesse “em aderir a um sistema desses”.

No final, em declarações aos jornalistas, Alfeu Sá Marques salientou que o processo de criação de uma empresa intermunicipal está “a ser tratado e analisado“. O responsável deu nota de que, a empresa municipal espera ter antes do final do ano “as linhas orientadoras” para a criação da tal empresa intermunicipal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cantanhede rejeita integração em empresa intermunicipal de água a ser criada

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião