Multinacional alemã inicia construção de central fotovoltaica em Coimbra

  • Lusa
  • 9 Maio 2023

A central fotovoltaica em Coimbra terá capacidade para produzir anualmente mais de 71 gigawatt de energia limpa, suficiente para abastecer 21 mil casas.

Uma multinacional alemã inicia esta terça-feira a construção de uma central fotovoltaica, em Coimbra, com capacidade para produzir anualmente mais de 71 gigawatt de energia limpa, suficiente para abastecer 21 mil casas.

Trata-se da Central Solar Fotovoltaica de Barcos, localizada na freguesia de Cernache, que vai ser construída pela Aquila Clean Energy, a plataforma de energias renováveis da Aquila Capital na Europa, que desenvolve e opera projetos de energias renováveis na área da energia solar e eólica.

A nossa ambição é desempenhar um papel fundamental na transição energética de Portugal e acelerar a descarbonização da economia de uma forma sustentável. Por isso, este projeto é um novo passo na criação deste impacto ambiental e social positivo que queremos ter nas regiões onde operamos.

Manuel Fonseca e Silva

Aquila Clean Energy em Portugal

A central solar, com funcionamento previsto para 2024, “vai aumentar a capacidade de geração de energia verde no concelho de Coimbra e vai evitar a emissão de um total de 57 mil toneladas de CO2 todos os anos, graças a uma produção de 71 GWh de energia renovável por ano”, referiu a empresa em comunicado enviado à agência Lusa.

“A nossa ambição é desempenhar um papel fundamental na transição energética de Portugal e acelerar a descarbonização da economia de uma forma sustentável. Por isso, este projeto é um novo passo na criação deste impacto ambiental e social positivo que queremos ter nas regiões onde operamos”, frisou Manuel Fonseca e Silva, da Aquila Clean Energy em Portugal, citado no comunicado.

Segundo o responsável de desenvolvimento e construção, a missão da empresa na central de Barcos “é ainda composta pela preservação da biodiversidade e do património local, características que distinguem a operação e naturalmente pela criação de empregos verdes que esta nova central solar vai impulsionar”.

“Este projeto terá ainda uma componente de preservação do património local, através da conservação de abrigos de pastores existentes na área de implantação da central, e será garantida uma monitorização intensiva da biodiversidade existente, procurando dessa forma diminuir o impacto desta estrutura”.

A Aquila Clean Energy gere atualmente uma carteira de cerca de 900MW (Megawatt) em Portugal, em projetos de energia solar fotovoltaica, “tanto em fase de desenvolvimento, como já em operação”.

Esta empresa desenvolve, constrói e opera centrais solares, eólicas e hidroelétricas e está ligada a equipamentos de armazenamento de energia. Ainda este ano, prevê iniciar a construção de mais cinco centrais solares em Portugal, com uma potência combinada de 330 MW.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Multinacional alemã inicia construção de central fotovoltaica em Coimbra

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião