Dia de Portas Abertas dos Vinhos Verdes espera 5 mil visitantes em bom ano produtivo
São 14 as quintas e produtores que este sábado participam no Dia de Portas Abertas na Região dos Vinhos Verdes, num ano que a presidente da CVRVV antecipa produtivo.
São esperados mais de cinco mil visitantes este sábado, no tradicional Dia de Portas Abertas, que vai decorrer em 14 quintas da Região dos Vinhos Verdes para “mostrar o enoturismo e criar momentos de proximidade entre consumidores e produtores de vinhos”. E num ano em que se antecipa “uma vindima com uvas de excelente qualidade e com uma produção idêntica ou ligeiramente superior à de 2022”, avança a presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), Dora Simões, ao ECO/Local Online.
“Este ano, com uma oferta distinta em 14 pontos da região, esperamos superar os cinco mil visitantes”, começa por calcular Dora Simões em declarações ao ECO/Local Online, justificando que “o Dia de Portas Abertas na Região dos Vinhos Verdes regista sempre uma grande adesão, com várias centenas de visitantes em cada um dos produtores aderentes”.
Entre os produtores estão a A&D Wines – Quinta de Santa Teresa (Baião), a Adega de Monção (Monção), a Casa da Tojeira (Cabeceiras de Basto), a Quinta da Lixa/Monverde Wine Experience Hotel (Amarante) e o Palácio da Brejoeira (Monção).
Também é possível partir à descoberta da Quinta da Raza (Celorico de Basto), Quinta de Lourosa (Lousada), Quinta de Santa Cristina (Celorico de Basto), Quintas de Melgaço e a Quinta de Soalheiro (ambas em Melgaço). Assim como vivenciar novas experiências na Quinta de Tamariz (Barcelos), Quinta das Arcas (Valongo), Edmun do Val (Valença do Minho) e Quinta da Aveleda (Penafiel).
Apesar de ser um ano marcado por algumas dificuldades como o excesso de calor, míldio e black rot, que obrigou a alguns tratamentos na vinha, todos os indicadores são muito positivos para 2023.
“No primeiro sábado de setembro, mesmo em vésperas da azáfama da vindima, há programas para famílias e para enófilos, mostrando o enoturismo como uma proposta de lazer para diferentes gostos”, descreve Dora Simões. Entre os programas a vivenciar estão caminhadas na vinha, provas de vinhos, piqueniques na vinha e passeios de comboio turístico.
Este já é um evento com tradição e uma oportunidade para os consumidores vivenciarem experiências nas quintas da Rota dos Vinhos Verdes e num bom ano produtivo. “Apesar de ser um ano marcado por algumas dificuldades como o excesso de calor, míldio e black rot, que obrigou a alguns tratamentos na vinha, todos os indicadores são muito positivos para 2023“, avança a presidente da CVRVV, entidade que organiza esta iniciativa.
“Prevemos uma vindima com uvas de excelente qualidade e com uma produção idêntica ou ligeiramente superior à de 2022. Ainda não é claro, uma vez que se está agora a iniciar a vindima na região”, completa Dora Simões.
Vinho Verde Essência Festival reúne 40 produtores
Estão previstas mais iniciativas do género para dinamizar o setor vinícola. “O plano de ação da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes integra várias atividades, ao longo do ano, que são pensadas para aproximar o produtor do consumidor, seja em garrafeiras, na moderna distribuição, na Rota dos Vinhos Verdes ou em formato festival, como acontecerá a 8, 9 e 10 de setembro, no Museu Nacional Soares do Reis“.
O evento Vinho Verde Essência Festival vai reunir cerca de 40 produtores da Região Demarcada dos Vinhos Verdes que levam a provas os mais diversos vinhos, desde os brancos leves e frescos até aos mais complexos, das castas Alvarinho, Loureiro ou Avesso.
São três dias de Vinho Verde Essência Festival com provas, harmonizações, concertos e workshops, numa iniciativa da Essência Company, Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes e o apoio da Câmara Municipal do Porto.
A Rota dos Vinhos Verdes abrange 48 concelhos no noroeste de Portugal com o vinho verde a servir de “mote para partir à descoberta de quintas, adegas, restaurantes, unidades de alojamento e empresas de animação turística que oferecem diversas propostas de atividades e itinerários, proporcionando experiências culturais associadas à temática do vinho”, conclui a CVRVV.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Dia de Portas Abertas dos Vinhos Verdes espera 5 mil visitantes em bom ano produtivo
{{ noCommentsLabel }}