Queijaria de Loures produz mais de 50 mil queijos por dia

Da criação de vacas ao embalamento final, a Montiqueijo é a "única empresa com o circuito completo do processo produtivo". Emprega 70 pessoas e fatura 12,5 milhões de euros.

Fundada em 1963 pelo casal Carlos e Ludovina Duarte, a Montiqueijo iniciou atividade com uma pequena queijaria em Lisboa. Passados 60 anos é uma das principais empresas portuguesas produtoras de queijo fresco, requeijão e queijo curado. A empresa familiar da Lousa (Loures) produz mais de 50 mil queijos por dia, emprega 70 colaboradores e fatura 12,5 milhões de euros.

Estes 60 anos representam a história de vida de duas gerações que, com muita dedicação e resiliência, procuraram sempre investir no seu sonho e saber, e mostrar que, apesar das dificuldades que vão surgindo, temos de continuar a traçar o nosso caminho nunca perdendo o foco”, diz Dina Duarte, diretora-geral da Montiqueijo, em declarações ao ECO/Local Online.

Estes 60 anos representam a história de vida de duas gerações que, com muita dedicação e resiliência, procuraram sempre investir no seu sonho e saber, e mostrar que, apesar das dificuldades que vão surgindo, temos de continuar a traçar o nosso caminho nunca perdendo o foco.

Dina Duarte

Diretora-geral da Montiqueijo

Dina Duarte – segunda geração da empresa -, cresceu na Montiqueijo. Aprendeu a arte de fazer queijo desde muito cedo. “Desde pequena que conciliava a escola com as atividades na fábrica, porque sempre tive vontade de ajudar os pais”, conta a gestora.

Para além da fábrica em Lousa, a Montiqueijo é proprietária de uma herdade no Montijo (Agroleite), onde as 1.500 vacas produzem o leite para a confeção dos queijos na Lousa. São os irmãos de Dina Duarte, Edgar e Hélder que assumem a gestão operacional da Agroleite, enquanto Dina assume a direção financeira de ambas as empresas.

É a única marca do setor com o circuito completo do processo produtivo, ou seja, produz o cereal que alimenta os animais, cria e cuida das vacas leiteiras. Assim como realiza a recolha e o controlo do leite, além do embalamento do produto final. Só o ano passado, a empresa produziu 1.496 toneladas de queijo.

Temos o controlo completo sobre o nosso produto, desde a sua origem. Cultivamos os cereais que compõem a alimentação das nossas vacas, cuidamos dos animais, realizamos a recolha e o transporte do leite, pasteurizamos o leite internamente que depois transformamos em queijo, finalizando com o processo de embalamento.

Dina Duarte

Diretora-geral da Montiqueijo

“Temos o controlo completo sobre o nosso produto, desde a sua origem. Cultivamos os cereais que compõem a alimentação das nossas vacas, cuidamos dos animais, realizamos a recolha e o transporte do leite, pasteurizamos o leite internamente que depois transformamos em queijo, finalizando com o processo de embalamento”, descreve a gestora com orgulho.

Comprometida a “levar a empresa cada vez mais longe”, Dina Duarte realça que, em 2020, começaram a exportar os queijos, tendo a venda para os mercados externos representado, no ano passado, mais de 10% do volume de negócios. Os queijos da Montiqueijo já chegam a 14 países, 13 deles europeus.

Foi também a primeira empresa do seu setor a instalar um sistema fotovoltaico que se destina ao autoconsumo e que permite, atualmente, 15% de autossuficiência (média mensal). Com os 628 painéis solares instalados, a empresa produz 146 toneladas de queijo com recurso exclusivo de energia solar.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Queijaria de Loures produz mais de 50 mil queijos por dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião