Região de Coimbra lança Rota dos Mercados para incentivar ao consumo de produtos locais

Projeto incentiva compra direta nos mercados e a preços mais acessíveis, dinamizando a produção e a economia da região de Coimbra.

A partir desta sexta-feira, 61 mercados e feiras dos 19 municípios da região de Coimbra passam a integrar a Rota dos Mercados, um roteiro económico e turístico com mapeamento destes espaços comerciais, criado pela Comunidade Intermunicipal (CIM) desta zona do país. O objetivo é valorizar mercados e feiras, assim como incentivar o consumo de produtos locais e sazonais, e a preços mais acessíveis, dinamizando a economia regional e a interação entre produtores e consumidores.

O evento de lançamento deste roteiro acontece no Mercado Municipal de Vila Nova de Poiares e “visa estreitar laços entre consumidores e produtores, promovendo uma maior proximidade”, explica a CIM da Região de Coimbra num comunicado. “Ao incentivar a compra direta nos mercados e feiras, a Rota dos Mercados cria a oportunidade dos consumidores interagirem diretamente com os produtores, conhecendo a origem e o processo de produção dos alimentos que adquirem”, completa.

Com este projeto, a CIM pretende ainda sensibilizar o consumidor sobre as vantagens em adquirir produtos locais de qualidade e a preços mais baixos.

Ao incentivar a compra direta nos mercados e feiras, a Rota dos Mercados cria a oportunidade de os consumidores interagirem diretamente com os produtores, conhecendo a origem e o processo de produção dos alimentos que adquirem.

Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra

Além de dinamização económica entre produtores e consumidores, a CIM ainda quer transformar a Rota dos Mercados num produto turístico, servindo também como motor da economia local. Este novo roteiro pode ser adquirido nos postos de turismo dos 19 municípios e conta, também, com uma versão digital.

Com financiamento do Centro 2020, cujo valor não foi divulgado, a Rota dos Mercados surge no âmbito da estratégia europeia “Do prado ao prato” para conquistar sistemas alimentares mais sustentáveis “e ajudar a alcançar as ambições do Pacto Ecológico Europeu em relação à neutralidade climática na Europa”, sublinha a comunidade intermunicipal na mesma nota.

Este projeto também passa a valorizar o receituário tradicional que foi entretanto compilado na Carta Gastronómica da Região de Coimbra, lançada em 2022 para salvaguardar e promover a gastronomia e os produtos endógenos dos 19 municípios.

Entre as autarquias que integram esta CIM estão Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Mortágua, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Região de Coimbra lança Rota dos Mercados para incentivar ao consumo de produtos locais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião