Universidade de Aveiro já contratou quase 200 pessoas para responder a grandes projetos do PRR
Com um investimento elegível aprovado de cerca de 51 milhões de euros, a Universidade de Aveiro é uma das instituições com maior participação nas agendas mobilizadoras/verdes do PRR.
A Universidade de Aveiro (UA) calcula já ter executado mais de nove milhões de euros, principalmente em recursos humanos e equipamentos, no âmbito das chamadas Agendas Mobilizadoras para a Competitividade Empresarial do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Ao fim do primeiro ano de execução, as equipas de investigação já foram reforçadas com 122 bolseiros de investigação, 46 investigadores doutorados e 24 técnicos de administração e gestão. Até dezembro de 2025 vão colaborar diretamente na concretização dos objetivos específicos de cada um dos projetos de investigação e desenvolvimento tecnológico.
A academia aveirense está envolvida em 22 dos 53 grandes projetos do PRR. Em comunicado, assegura que “continuará a recrutar novos recursos humanos durante o ano de 2024 para reforçar as equipas de investigação destes projetos”. Os interessados podem ter acesso a todas as oportunidades de emprego através deste link.
Para João Veloso, vice-reitor com a pasta da cooperação entre a Universidade e a sociedade, “a constituição da equipa de resposta às Agendas PRR foi claramente uma aposta ganha, proporcionando condições únicas para que a comunidade de investigação da UA se pudesse concentrar exclusivamente naquilo que é a investigação associada às Agendas, libertando-a de tarefas burocráticas, processuais e de logística”.
Esta equipa foi criada em dezembro de 2022 para “apoiar a implementação e gestão integrada” das agendas mobilizadoras e agendas verdes que integra em áreas como tecnologias de produção e indústrias de processo; transportes, mobilidade e logística; automóvel, aeronáutica e espaço; turismo; saúde; economia do mar; energia; floresta; habitat e tecnologias de informação e comunicação. Com um investimento elegível aprovado de cerca de 51 milhões de euros, diz ser uma das universidades com maior participação nestes projetos.
“As agendas mobilizadoras apresentam-se como um instrumento de excelência para que essa transferência seja facilitada, conduzindo a uma valorização do tecido económico que resulta num impacto muito positivo na qualidade de vida dos cidadãos”, conclui João Veloso.
As Agendas Mobilizadoras e Agendas Verdes para a Inovação Empresarial são financiadas pelo PRR e pelos Fundos Europeus NextGenerationEU, através do sistema de incentivos “Agendas para a Inovação Empresarial”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Universidade de Aveiro já contratou quase 200 pessoas para responder a grandes projetos do PRR
{{ noCommentsLabel }}