Orgulhosamente europeus
Hoje é um dia para nos lembrarmos como a União Europeia se tem afirmado como projeto de crescimento e desenvolvimento, e de como os nossos concelhos, as regiões e o país têm crescido com a Europa.
Hoje celebra-se o Dia da Europa e, apesar de todos os desafios que o Velho Continente enfrenta e que necessitam de respostas rápidas, como é o caso da instabilidade causada pela guerra na Ucrânia e a incerteza económica, este é sobretudo um dia oportuno para nos lembrarmos da importância do projeto europeu e para refletirmos sobre o seu futuro.
Um dia para nos lembrarmos de como a União Europeia se tem afirmado como um projeto de crescimento e desenvolvimento, e de como os nossos concelhos, as nossas regiões e o país têm crescido com a Europa.
Veja-se o caso do Município de Famalicão, que só no último ciclo de programação europeia captou, de forma direta, cerca de 40 milhões de euros, concretizados em mais de 70 projetos, e que está entre os municípios da região com mais montante aprovado no âmbito do Portugal 2020.
No que toca ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), até fevereiro deste ano, a autarquia, as empresas e as instituições do concelho de Vila Nova de Famalicão tinham já captado mais de 180 milhões de euros da bazuca europeia, num total de mais de 2.600 projetos que envolvem mais de 2.800 beneficiários e que representavam, na altura, 30% do investimento do PRR na sub-região do Ave.
São números que impressionam! Números pujantes, de um concelho pujante! São os números de um concelho cada vez mais europeu e de um concelho que em 2024 é Região Empreendedora Europeia.
Um título que é, de resto, bem exemplificativo do quanto Vila Nova de Famalicão está alinhado com aqueles que são os desafios da Europa e do quanto temos trabalhado para ser parte da solução e não parte do problema.
Estamos de portas abertas à tecnologia e à inovação para dar respostas a um novo modelo de desenvolvimento económico, estamos atentos aos grandes desafios do envelhecimento da população, da atração e retenção de talento, da sustentabilidade e da dupla transição. Estamos empenhados em contribuir com êxito para a criação de valor, para a inovação e competitividade do território.
Porque acreditamos que o sucesso de Famalicão é o sucesso de Portugal, mas é também o sucesso da Europa.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Orgulhosamente europeus
{{ noCommentsLabel }}