Câmara de Lisboa realiza 2.º Encontro do Laboratório de Dados Urbanos
Iniciativa é desenvolvida pelo Centro de Gestão e Inteligência Urbana de Lisboa em parceria com nove universidades e instituições de Ensino Superior e investigação científica.
Mais de 20 projetos desenvolvidos por universitários para responder a desafios concretos da cidade com recurso a dados reais, nas áreas da mobilidade, ambiente, economia ou governança, são apresentados esta terça-feira, durante o 2.º Encontro do Laboratório de Dados Urbanos de Lisboa (LxDataLab), no Auditório dos Serviços Sociais do município liderado por Carlos Moedas.
Ao todo, mais de 230 investigadores e alunos universitários responderam a 34 desafios lançados pela autarquia até à data que versam sobre indicadores de tráfego, movimentação de pessoas em zonas de diversão ou deteção de coberturas verdes em edifícios da cidade.
A colaboração com a academia é muito importante para alcançarmos o retrato fidedigno da capital, resultante da analítica de dados, e encontrarmos soluções para uma gestão eficaz e inteligente que corresponda às necessidades dos cidadãos.
Este encontro resulta de uma parceria entre o Centro de Gestão e Inteligência Urbana de Lisboa (CGIUL) — departamento do município que impulsiona iniciativas de Smart Cities — e 19 universidades e instituições de Ensino Superior e investigação científica.
Para Joana Almeida, vereadora responsável pelo pelouro da Cidade Inteligente, “a colaboração com a academia é muito importante para alcançarmos o retrato fidedigno da capital, resultante da analítica de dados, e encontrarmos soluções para uma gestão eficaz e inteligente que corresponda às necessidades dos cidadãos”.
“A academia beneficia do acesso a dados reais sobre a cidade e a câmara de Lisboa tem a oportunidade de testar soluções analíticas capazes de promover a inovação, eficácia e proatividade nos serviços prestados ao cidadão”, assinala a autarquia em comunicado.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Câmara de Lisboa realiza 2.º Encontro do Laboratório de Dados Urbanos
{{ noCommentsLabel }}