Governo financia em 5,4 milhões descontaminação de água junto à Base das Lajes
Este investimento vem dar resposta a um "grande problema de saúde pública" junto às áreas de captação da água que abastecem 15 mil habitantes da Praia da Vitória, na ilha Terceira.
O Ministério do Ambiente e Energia (MAEn) vai financiar com 5,4 milhões de euros a criação de novas captações de água no concelho de Praia da Vitória, na ilha Terceira (Açores). O projeto vai permitir inutilizar os furos “atualmente em operação na proximidade de uma área que está potencialmente contaminada por hidrocarbonetos, em resultado da presença militar norte-americana na Base das Lages”. Destina ainda mais 100 mil euros para a monitorização da qualidade da água proveniente de antigos furos.
Este investimento vem dar resposta a um “grande problema de saúde pública” junto às áreas de captação da água que abastecem 15 mil habitantes das freguesias de Agualva, Fontinhas, Lajes, Santa Cruz, São Brás e Vila Nova (concelho de Praia da Vitória), segundo a ministra do Ambiente e Energia. Maria da Graça Carvalho diz, citada em comunicado, que “identificada que está a fonte de contaminação junto às áreas de captação da água que serve o concelho da Praia da Vitória, este investimento vem implementar medidas urgentes de correção e de monitorização contínua”.
Serão criadas duas unidades de captação, assim como construídos e reabilitados 10 quilómetros de rede de abastecimento para reforçar o subsistema de água de Agualva. Passará ainda a haver uma capacidade de armazenamento em reservatórios de três mil metros cúbicos. A empreitada visa ainda reduzir a utilização dos furos do Pico Celeiro, Areeiro e Barreiro.
Identificada que está a fonte de contaminação junto às áreas de captação da água que serve o concelho da Praia da Vitória, na Terceira, este investimento vem implementar medidas urgentes de correção e de monitorização contínua.
Maria da Graça Carvalho assinala que “a água é um recurso insubstituível e um bem comum que deve ser protegido e gerido de forma sustentável, porque só assim poderemos garantir a disponibilidade de água potável às gerações futuras”.
No âmbito do protocolo de financiamento entre o Ministério do Ambiente e Energia e a empresa municipal Praia Ambiente, com o apoio do Fundo Ambiental, os 5,3 milhões de euros de financiamento do Governo serão distribuídos pelos anos de 2024 (1,593 milhões de euros), 2025 (3,186 milhões) e 2026 (531 mil euros).
Já o Plano de Monitorização Especial da Água para Abastecimento Público do concelho da Praia da Vitória prevê a execução de “constantes” análises aos furos e à rede de abastecimento de água para consumo dos habitantes junto às áreas contaminadas por hidrocarbonetos. O Ministério do Ambiente e Energia, mediante um segundo protocolo realizado entre o Fundo Ambiental e a Praia Ambiente, destinou mais 100 mil euros para esta monitorização.
Este plano de monitorização especial obteve parecer positivo do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), assim como obteve luz verde da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores (ERSARA), avança o Ministério.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo financia em 5,4 milhões descontaminação de água junto à Base das Lajes
{{ noCommentsLabel }}