Algarve abre novo “envelope” de 6,6 milhões de euros para reduzir perdas de água
Novo aviso de 6,6 milhões de euros dirigido a projetos que promovam a “gestão eficiente dos sistemas de abastecimento de água” na região. Candidaturas podem ser apresentadas até 30 de setembro.
A Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) acaba de lançar um novo aviso no valor de 6,6 milhões de euros para apoiar projetos que promovam a gestão eficiente dos sistemas de abastecimento de água na região. As candidaturas podem ser apresentadas até 30 de setembro.
Em causa estão apoios a operações que visem a redução de perdas reais nos sistemas de distribuição de água, designadamente “a reabilitação de infraestruturas degradadas ou inadequadas para uma boa gestão de perdas reais, a gestão de pressões e a deteção de fugas em componentes da infraestrutura mais problemáticos em perdas reais”.
Em comunicado emitido esta segunda-feira, a AMAL informa ainda que o aviso é dirigido principalmente às entidades gestoras das redes de abastecimento de água para os consumidores finais (em baixa).
Este 4º aviso surge no âmbito da “Medida SM1 – Reduzir Perdas de Água no Setor Urbano”, que é gerida pela AMAL e conta com financiamento do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR). Já foram aprovadas 53 candidaturas, a que correspondem 42,10 milhões de euros e 157 empreitadas e aquisição de serviços, estando as obras a decorrer, na maioria dos casos, contabiliza a instituição.
A Deco Proteste alertou no mês passado que o Algarve desperdiça metade da água potável e que a água perdida em 2022 seria suficiente para colmatar metade das necessidades das famílias algarvias.
Dos 16 concelhos da região, metade registou perdas elevadas e 15 ficaram abaixo dos mínimos de recuperação de redes envelhecidas. Lagoa, Lagos, Silves, São Brás de Alportel, Loulé e Castro Marim estão no top 6 dos concelhos algarvios que mais água tratada desperdiçaram em 2022. Já Aljezur, Tavira, Alcoutim, Vila Real de Santo António e Portimão são os concelhos que menos água desperdiçaram.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Algarve abre novo “envelope” de 6,6 milhões de euros para reduzir perdas de água
{{ noCommentsLabel }}