Basílio Horta eleito presidente do Conselho Metropolitano de Lisboa
Autarca de Sintra sucede a Carla Tavares, eleita eurodeputada, e tem na sua lista a líder da câmara de Almada, Inês de Medeiros (PS), e o número dois do município de Mafra, Hugo Luís (PSD).
O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, sucede agora à autarca Carla Tavares — eleita eurodeputada –, na liderança do Conselho Metropolitano de Lisboa, órgão deliberativo da Área Metropolitana de Lisboa (AML).
Depois de já ter ocupado o cargo entre 2015 e 2017, o autarca socialista foi eleito esta quinta-feira com 17 votos a favor e um voto branco, o que se traduz em cerca de 94% de votos favoráveis (em representação de cerca de 2,3 milhões de eleitores), calcula a AML num comunicado enviado às redações. “Os votos em branco foram cerca de 6%, em representação de 145.000 eleitores“, completa.
A lista do socialista Basílio Horta inclui ainda como vice-presidentes a líder da câmara de Almada, Inês de Medeiros (PS), e o número dois do município de Mafra, Hugo Luís (PSD). Os dois autarcas também sucedem aos vice-presidentes Hélder Sousa Silva (autarca de Mafra), igualmente eleito eurodeputado nas eleições europeias de 9 de junho deste ano, e Frederico Rosa, na liderança da câmara do Barreiro. A nova mesa de presidência entrará em funções ainda este mês.
Participaram na votação os 18 municípios que integram a Área Metropolitana de Lisboa (AML): Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira.
Após a eleição para a liderança do Conselho Metropolitano de Lisboa, Basílio Horta elencou quatro desafios para a região: os resíduos sólidos urbanos, as concessões da distribuição da rede elétrica em baixa tensão, os financiamentos europeus para a região, nomeadamente aqueles que decorrem do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e as pessoas em situação de sem-abrigo.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Basílio Horta eleito presidente do Conselho Metropolitano de Lisboa
{{ noCommentsLabel }}