Novo matadouro na ilha de São Jorge vai custar 12,3 milhões de euros
Novo matadouro na ilha de São Jorge inclui nave de abate com capacidade para 15 a 20 bovinos por hora e vai contribuir para aumentar a "autonomia alimentar" dos Açores, destaca José Manuel Bolieiro.
O Governo Regional dos Açores vai construir um novo matadouro em São Jorge, num investimento na ordem dos 12,3 milhões de euros, dando um novo impulso à economia da região. O presidente José Manuel Bolieiro considera tratar-se de uma “obra de excelência [e um] elemento essencial de desenvolvimento, progresso e prestígio da ilha“.
Durante o lançamento da primeira pedra desta obra, José Manuel Bolieiro referiu que “é bom conjuntar a estratégia do desenvolvimento agrícola com a qualidade e segurança alimentar da veterinária e esta vantagem de termos cada vez mais autonomia alimentar nos Açores“.
É uma obra de excelência [e um] elemento essencial de desenvolvimento, progresso e prestígio da ilha.
O projeto do novo matadouro contempla uma nave de abate com capacidade para 15 a 20 bovinos por hora, três câmaras de blocos de frio com capacidade de refrigeração e uma sala de desmancha com capacidade para 12 carcaças de bovinos.
Financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e integrada na Rede Regional de Abate, esta infraestrutura vai custar 12,3 milhões de euros, “entre adjudicações nas áreas da construção civil, instalação frigorifica e rede de fluidos”, detalha o Governo Regional dos Açores.
O atual matadouro foi inaugurado a 11 de julho de 2002, tendo atingido o pico de abates em 2023, com 4.566 animais.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Novo matadouro na ilha de São Jorge vai custar 12,3 milhões de euros
{{ noCommentsLabel }}