Braga bate rivais da Áustria e Finlândia e ascende a Capital Europeia da Inovação em Ascensão
Braga vence competição promovida pela União Europeia que premeia as cidades que melhor alavancam a inovação para ganharem ambientes urbanos mas sustentáveis e resilientes.
A cidade de Braga venceu a categoria de Capital Europeia da Inovação em Ascensão na décima edição dos Prémios da Capital Europeia da Inovação. A competição, também conhecida por iCapital, tinha premiado nos três anos anteriores duas cidades escandinavas e uma dos Países Baixos. Este ano, a capital do Minho superou dois concorrentes igualmente do Centro e Norte da Europa.
A iniciativa da União Europeia distingue, como categoria máxima, a Capital Europeia da Inovação, cujo vencedor foi igualmente anunciado na cerimónia desta quarta-feira decorrida na Web Summit em Lisboa, cidade vencedora da competição em 2023.
Com esta distinção, Braga irá receber 500 mil euros, enquanto as duas concorrentes diretas são contempladas com 50 mil euros, cada. Já no prémio principal, o valor atribuído pela organização é de 1 milhão de euros, com os segundo e terceiro classificados a receberem 100 mil euros, cada. Todos os finalistas acedem à rede iCapital Alumni.
O prémio comunitário, apoiado pelo Conselho Europeu de Inovação e pelo Horizon Europe, reconhece as cidades que se destacam no ecossistema de inovação local e na promoção de ideias disruptivas, promovendo a ligação do público ao meio académico, empresas e setor público, objetivos alinhados com a Nova Agenda Europeia da Inovação.
Na categoria de Capital Europeia da Inovação em Ascensão, Braga foi antecedida, entre 2023 e 2021, por Linkoping (Suécia), Haarlem (Países Baixos) e Vantaa (Finlândia), respetivamente.
Antes de chegar à final, onde enfrentou a cidade austríaca de Linz e a finlandesa de Oulu, a capital do Minho teve de superar ainda Brugge (Bélgica), Leiden (Países Baixos) e Tartu (Estónia).
O prémio iCapital é promovido em Portugal pela Agência Nacional de Inovação.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Braga bate rivais da Áustria e Finlândia e ascende a Capital Europeia da Inovação em Ascensão
{{ noCommentsLabel }}