Famalicão inicia investimento recorde de 20 milhões de euros em escola
A requalificação da escola deverá estar concluída no primeiro semestre de 2026. "É o maior investimento de sempre em edifícios do parque escolar" do concelho, diz o presidente da câmara famalicense.
O município de Vila Nova de Famalicão deu início às obras de ampliação e requalificação da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, num investimento na ordem dos 20 milhões de euros, comparticipados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Esta empreitada representa “o maior investimento de sempre em edifícios do parque escolar concelhio”, assegurou o autarca Mário Passos.
A assinatura do auto de consignação e o lançamento da primeira pedra aconteceram nesta terça-feira. As obras têm um prazo de execução de 480 dias, prevendo-se a conclusão no primeiro semestre de 2026.
Durante a cerimónia, o presidente da câmara famalicense assinalou o facto de esta ser “uma intervenção há muito necessária e reclamada, tendo em conta que esta era a única escola Secundária do concelho que ainda não tinha sido intervencionada”.
Citado num comunicado da autarquia, o diretor-geral dos Estabelecimentos Escolares, João Gonçalves, frisou, por sua vez, que “este processo passou por quatro governos e o município teve um papel fundamental no sucesso que se celebra”.
É uma intervenção há muito necessária e reclamada, tendo em conta que esta era a única escola secundária do concelho que ainda não tinha sido intervencionada.
A empreitada contempla a intervenção nos edifícios existentes e a construção de novos espaços, assim como a remodelação dos arruamentos de acesso ao recinto escolar. Serão ainda construídos um novo auditório e uma biblioteca.
O atual edifício da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, que atualmente conta com cerca de 1.200 alunos, foi construído na década de 1980.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Famalicão inicia investimento recorde de 20 milhões de euros em escola
{{ noCommentsLabel }}