Fundação CulturSintra compra Paço dos Ribafria por 5,5 milhões de euros
O Paço dos Ribafria será transformado em espaço museológico e será ainda palco de concertos, conferências e receções de chefes de Estado em visitas oficiais ao município.
A Fundação CulturSintra comprou o Paço dos Ribafria, edifício quinhentista na zona histórica de Sintra, por 5,5 milhões de euros. Classificado como Imóvel de Interesse Público (IIP), este espaço será requalificado para se transformar num projeto museológico e ser palco de iniciativas culturais. Além de concertos e conferências, a autarquia indica ainda a pretensão de acolher ali as receções de chefes de Estado em visitas oficiais ao município.
Este é o primeiro imóvel adquirido pela fundação de direito privado, instituída pelo município em 1996, e que tem como missão a promoção da cultura em Sintra. A entidade já gere a Quinta da Regaleira, a Quinta da Ribafria e a Casa Francisco Costa.
A escritura pública aconteceu esta sexta-feira e contou com a presença do presidente do conselho diretivo da CulturSintra, Bruno Parreira (PS), também vice-presidente da autarquia, e do autarca de Sintra, Basílio Horta.
[Trata-se] do único palácio renascentista que há no concelho e tem um valor histórico e cultural muito grande. É um ativo muito significativo para o nosso concelho.
O presidente do município destacou o facto de este ser “o único palácio renascentista que há no concelho”, o que lhe confere “um valor histórico e cultural muito grande. É um ativo muito significativo para o nosso concelho”.
O Paço dos Ribafria remonta ao século XVI e “é o único edifício de arquitetura nobre particular da vila de Sintra que ainda mantém a sua estrutura quinhentista”, descreve a autarquia num comunicado.
Este imóvel integra uma casa senhorial e uma capela privativa, além de generosos jardins, “assumindo-se como uma das casas mais relevantes do centro Histórico de Sintra”, na área classificada Património Mundial pela Unesco.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Fundação CulturSintra compra Paço dos Ribafria por 5,5 milhões de euros
{{ noCommentsLabel }}