Lisboa entre as cidades mais valorizadas no mercado de luxo mundial
A capital portuguesa ocupa o 10º lugar entre as cidades onde os preços das casas mais cresceram no último ano, com um aumento de 5,3%, ultrapassando Paris, Londres ou Nova Iorque.
O mercado imobiliário de luxo em Lisboa continua a dar provas de resiliência e atratividade. Lisboa ocupa o 10º lugar entre as cidades onde os preços das casas de alto padrão mais cresceram no ano que passou, com um aumento de 5,3%, superando metrópoles como Paris, Londres, Nova Iorque e até o principado do Mónaco. Os dados são do mais recente Prime Global Cities Index, da consultora internacional Knight Frank, que registou uma valorização média global de 3,2% no segmento prime.
Para Francisco Quintela, sócio fundador da Quintela e Penalva, parceira da Knight Frank em Portugal desde 2021, “estes dados mostram que o mercado nacional tem sido muito resiliente e atrativo, e continua a estar na mira dos investidores internacionais, o que é muito positivo para o setor e para a dinâmica da economia nacional.”
As cidades onde o luxo mais se valoriza
No topo do ranking das 44 cidades analisadas pelo relatório da Knight Frank, Seul destaca-se como a cidade com maior crescimento, registando uma impressionante valorização anual de 18,4%. Manila (17,9%) e Dubai (16,9%) ocupam o segundo e terceiro lugar, respetivamente. Tóquio (12,7%) e Nairobi (8,3%) fecham o top 5.
Em termos gerais, 34 das 44 cidades registaram crescimento nos preços das propriedades de luxo, enquanto apenas nove apresentaram ligeiras descidas. O estudo destaca que, após anos de volatilidade, os mercados da América do Norte, Europa e Ásia-Pacífico estão a estabilizar, com taxas de crescimento mais equilibradas em torno da média global de 3,2%.
Perspetivas para 2025: um mercado ainda em alta?
Apesar dos desafios impostos pela inflação nas economias desenvolvidas, o setor imobiliário de luxo mantém-se otimista. Liam Bailey, global head of research da Knight Frank, acredita que “o caminho para taxas mais baixas tornou-se mais complexo nos últimos meses, mas com a expectativa de novos cortes em 2025, este será um fator determinante para desbloquear um maior crescimento nos preços das casas de luxo este ano.”
Lisboa continua, assim, a afirmar-se como um dos mercados imobiliários de luxo mais procurados, consolidando o seu estatuto de destino privilegiado para investidores de alto perfil. Num cenário global em constante transformação, a capital portuguesa segue a tendência de valorização e mantém-se no radar dos grandes compradores internacionais.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.