Desenvolvimento de apps da NASA “aterra” na Atlântica
A Atlântica recebe em outubro uma maratona da NASA de desenvolvimento de apps. A iniciativa decorre, em simultâneo, em vários países do mundo, com milhares de participantes.
![](https://ecoonline.s3.amazonaws.com/uploads/2025/02/atlantica_instituto-universitario-1.jpg)
A Atlântica – Instituto Universitário é palco, nos dias 4 e 5 de outubro deste ano, do evento NASA International Space Apps Challenge. Trata-se de uma maratona de desenvolvimento de apps que desafia os participantes a construírem projetos e soluções para problemas reais, mas “com recurso a dados abertos da agência espacial norte-americana”, refere, em comunicado, o instituto com sede no concelho de Oeiras.
A primeira edição, decorrida em 2024, atraiu mais de meia centena de participantes, que estiveram frente a frente numa hackathon de 48 horas, no campus da Fábrica da Pólvora de Barcarena. Doze equipas participaram neste desafio, do qual saiu vencedor o projeto Cosmic Pathways – uma experiência imersiva que tem como ponto de partida as imagens do telescópio James Webb.
O NASA Space Apps Challenge 2024 decorreu em simultâneo em 152 países, com a participação de quase 60 mil jovens e entusiastas do espaço. Este ano, o evento repete-se e está aberto a tecnólogos, cientistas, estudantes, engenheiros e artistas.
“Dependente das instituições locais para a organização e disseminação da iniciativa por todo o globo, a NASA volta, assim, a contar com o apoio da Atlântica enquanto ‘Local Leader’ em Portugal”, assinala a instituição de ensino superior.
A Atlântica dispõe de uma licenciatura em Engenharia Aeronáutica e integra o grupo de 135 entidades que constituem o AED – cluster para as indústrias da Aeronáutica, do Espaço e da Defesa.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Desenvolvimento de apps da NASA “aterra” na Atlântica
{{ noCommentsLabel }}