Alentejo, Ribatejo e Leiria são as estrelas deste ano da BTL
Alentejo, Ribatejo e Leiria são as regiões estrela deste ano da BTL que mostra o que de melhor existe de experiências turísticas no Continente e nas ilhas.
Com o Alentejo e Ribatejo como “destino nacional” e a Região de Leiria como “município convidado”, a 35ª edição da BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market arranca esta quarta-feira, na FIL – Parque das Nações, em Lisboa. O ECO/Local Online fez um périplo por algumas das câmaras e regiões de turismo de Norte a Sul do país que, até domingo, acenam aos visitantes com os seus melhores ativos turísticos para criar emprego e dinamizar ainda mais a economia local e, por arrasto, a nacional.
Comecemos pelo Alentejo e Ribatejo, concentrados numa entidade regional de turismo e que, por estes dias, estão sob os holofotes dos milhares de visitantes da BTL, posicionando-se como um destino de excelência para experiências de gastronomia, enoturismo, náutica, cultura e natureza. “O facto de sermos destino nacional convidado permite-nos reforçar a apresentação das nossas mais-valias junto dos diferentes públicos daquela que é a maior feira nacional de turismo realizada em Portugal e que atrai milhares de visitantes”, assinala o presidente da Entidade Regional do Turismo do Alentejo e Ribatejo. José Santos pretende levar os visitantes numa viagem pelos 58 municípios desta zona do país, colocando-os no mapa internacional do turismo.
Desde as planícies douradas, passando pela vilas medievais e gastronomia do Alentejo, até ao “dinamismo cultural, tradições tauromáquicas e paisagens ribeirinhas do Tejo”, muitos são os ativos únicos desta mega região de turismo alentejana e ribatejana. Acrescem como trunfos o Festival do Crato e a Cidade do Vinho 2025, a que acrescem o evento Évora Capital Europeia da Cultura e candidatura do Baixo Alentejo a Cidade Europeia do Vinho.
Afirmaremos o Alentejo como um ‘Destino com muitos destinos’ e o Ribatejo como um ‘Destino com muito para contar”, numa dinâmica de presença que se estenderá pelos vários espaços da feira, com as nossas promotoras a interagirem com o público.
“Afirmaremos o Alentejo como um ‘Destino com muitos destinos’ e o Ribatejo como um ‘Destino com muito para contar’, numa dinâmica de presença que se estenderá pelos vários espaços da feira, com as nossas promotoras a interagirem com o público”, nota José Santos, em alusão aos slogans em campanha para atrair cada vez mais turistas.
Uma das estratégias passa pela organização da Bolsa de Negócios, com mais de 20 empresas alentejanas e ribatejanas das áreas do enoturismo, náutica, natureza e património, para apresentarem produtos e serviços junto dos operadores turísticos. Entre elas, a Quinta do Quetzal, Vinhos do Alentejo e as estações náuticas de várias localidades, designadamente Moura – Alqueva. Acresce a Rota Vicentina, no litoral alentejano (e que também abrange o Algarve), além das áreas protegidas do Parque Natural da Serra de São Mamede e do Parque Natural do Vale do Guadiana, por exemplo.
“Através de reuniões diretas e exclusivas, terão a oportunidade de potenciar parcerias de negócio”, detalha José Santos.
Para Dália Palma, gestora coordenadora da BTL, “esta oportunidade permite ainda uma maior projeção da identidade cultural e das tradições destas regiões, contribuindo para a sua valorização e sustentabilidade a longo prazo”.
Em foco está também a região de Leiria, cidade que este ano é o “município convidado” e pretende “posicionar-se como um destino de eleição para portugueses e visitantes internacionais, promovendo uma oferta diversificada que alia património, cultura, natureza, gastronomia e mar”, detalha Gonçalo Lopes, presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL).

Com o slogan “um destino a descobrir no Centro de Portugal”, a CIMRL tira da cartola trunfos turísticos tão diversos como os castelos de Leiria, Porto de Mós ou Pombal; o Mosteiro da Batalha, património mundial classificado pela Unesco; ou o Complexo Monumental de Santiago da Guarda, em Ansião, “com características únicas na Península Ibérica”. Os trilhos das Serras de Aire e Candeeiros, “um verdadeiro paraíso com paisagens de cortar a respiração”, são outra atração desta região, a que se alia a gastronomia com iguarias e doces regionais.
“Estamos empenhados em proporcionar experiências autênticas e inesquecíveis, reforçando a notoriedade do nosso território”, assinala Gonçalo Lopes, também presidente da câmara de Leiria, satisfeito por esta localidade ser o município convidado da edição de 2025 da BTL. “É o reconhecimento do potencial de Leiria e uma oportunidade estratégica para afirmar esta região como um destino turístico de referência”, sustenta.
Estamos empenhados em proporcionar experiências autênticas e inesquecíveis, reforçando a notoriedade do nosso território.
Cada concelho usa os melhores trunfos que tem, como as únicas e memoráveis experiências que pode proporcionar, para estar sob os holofotes daquela que é considerada a “maior feira organizada em Portugal e a principal plataforma de venda de viagens do país”. Participam mais de 1.500 expositores distribuídos pelos 50.000 metros quadrados.
No ano em que se comemoram os 10 anos do rebranding da marca, a Turismo Centro de Portugal leva à BTL um programa de luxo com as atuais tendências da procura, posicionando-se como “um país dentro do país”. Em destaque, a cozinha regional e o papel da gastronomia, vinhos e enoturismo no desenvolvimento turístico, além dos roteiros que promovem a descoberta do território através de percursos temáticos por estradas icónicas da região. Com o turismo industrial, militar, desportivo e da natureza igualmente em grande plano, a entidade aposta também nos roteiros de turismo religioso.
Na região mais a sul do país, o Algarve estará em foco com uma mão cheia de projetos, como “Albufeira Cidade Europeia do Desporto”, a certificação de Albufeira como Destino Turístico Sustentável ou a “Laranja e Algarve – Marcas que se Cruzam e Complementam” e “Algarve Golden Terroir”. Numa viagem pelo território, guiados pelo Turismo do Algarve, a descoberta segue pelo Geoparque Algarvensis, “Festival MED” — um dos eventos culturais mais icónicos do Algarve, em Loulé –, assim como pelo turismo industrial.
Turismo de Lisboa divulga resultados de 2024
É caso para dizer que a Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa (ERT-RL) joga em casa, onde vai apresentar a Rede Portuguesa de Turismo Industrial e divulgar os resultados turísticos da Região de Lisboa em 2024.
Do programa, destaque para a assinatura de parcerias, provas de produtos locais, como vinhos e gastronomia, e apresentações de itinerários culturais com o objetivo de reforçar o turismo, atrair mais visitantes e consolidar Lisboa como um destino de referência. Para Carla Salsinha, presidente da Comissão Executiva da ERT-RL, “a participação na BTL é uma oportunidade estratégica para a região de Lisboa reforçar parcerias, expandir a sua presença no mercado e apresentar a diversidade da sua oferta turística a um público cada vez mais amplo”.
Participam na ERT-RL 18 municípios: Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira, bem como associações e entidades privadas com interesse no desenvolvimento e valorização turística desta entidade.
Mais a Norte, a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Douro tem, pela primeira vez, stand próprio, para levar os visitantes numa viagem pelas paradisíacas paisagens e experiências desta região vínica.
Além de dar a conhecer os produtos turísticos e conquistar visibilidade internacional, a CIM vai apresentar a campanha “Que Douro És Tu?” que se adapta aos diferentes perfis de turistas que procuram o Douro. “A nossa presença na BTL 2025 representa um marco importante para a promoção do Douro como destino turístico de excelência. Com a campanha ‘Que Douro És Tu?’, queremos mostrar que o Douro tem experiências para todos os gostos, desde os aventureiros aos amantes de vinho, das famílias aos que procuram relaxar”, detalha o presidente da CIM Douro, Luís Machado. Integram esta comunidade 19 municípios dos distritos de Bragança, Vila Real, Guarda e Viseu.
Igualmente as regiões autónomas da Madeira e dos Açores marcam presença neste certame. “Depois de um ano em que o número de dormidas na região registou um máximo histórico de 11,7 milhões, com um incremento de 7,1% face a 2023, o Turismo da Madeira volta a trazer à capital aquilo que o arquipélago tem de melhor para oferecer”, indica esta entidade. A presença assume o mote “Madeira. É tudo o que apetece”.
“A BTL continua a ser uma montra privilegiada para a Madeira, para levantar o véu sobre tudo aquilo que a região tem para oferecer e procurar cativar cada vez mais visitantes”, sustenta Eduardo Jesus, secretário Regional de Economia, Turismo e Cultura, e também presidente da Associação de Promoção da Madeira.
Por fim, a Visit Azores apresenta na BTL o “Projeto Açores – Turismo Todo o Ano em Todas as Ilhas”, e mostra ao público os ativos turísticos dos 19 municípios, dos mais de 30 associados, além de uma panóplia de novidades, sob o mote dos Açores como referência mundial no turismo de aventura e de natureza.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Alentejo, Ribatejo e Leiria são as estrelas deste ano da BTL
{{ noCommentsLabel }}